desperdício de alimentos contribui para a escassez de recursos naturais, aumenta as emissões de gases de efeito estufa e representa uma perda econômica e social.

Reportagem de Henrique Cortez, publicada por https://www.ihu.unisinos.br/categorias/621152-como-o-alimento-e-produzido-afeta-nossa-saude-e-o-meio-ambiente&sa=U&ved=2ahUKEwjS1rH17ff-AhUTt5UCHTEtB6EQFnoECAEQAg&usg=AOvVaw2xZTAtkyT0GebqH4bd7Mgn" target="_blank" rel="noopener noreferrer" style="margin: 0px; padding: 0px; list-style: none; color: rgb(252, 107, 1);">EcoDebate, 15-05-2023.

O desperdício de alimentos é um problema grave que afeta tanto a segurança alimentar quanto o meio ambiente. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 30% dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados a cada ano, o que equivale a 1,8 bilhão de toneladas. Isso significa que milhões de pessoas poderiam ser alimentadas com os alimentos que são jogados fora, além de evitar a emissão de gases de efeito estufa e o consumo desnecessário de recursos naturais.

Se o desperdício de alimentos fosse um país, seria o terceiro maior emissor de gases de efeito estufa depois dos Estados Unidos e da China. 

O desperdício de alimentos ocorre em todas as etapas da cadeia produtiva, desde o campo até o prato. No campo, muitos alimentos são descartados por não atenderem aos padrões estéticos ou de tamanho exigidos pelo mercado. No armazenamento, no processamento e no transporte, os alimentos podem se deteriorar por falta de infraestrutura adequada ou por falhas na logística . Nas superfícies comerciais, os alimentos podem ser jogados fora por excesso de oferta, por proximidade do vencimento ou por danos na embalagem. E nas casas dos consumidores, os alimentos podem ser desperdiçados por compras excessivas, por má conservação ou por hábitos alimentares inadequados.

As consequências do desperdício de alimentos são diversas e negativas. Além de representar uma perda econômica e social, o desperdício de alimentos contribui para a escassez de recursos naturais, como água e solo, e para o aumento das emissões de gases de efeito estufa. Segundo a FAO, cada fase da produção agrícola incrementa o custo ambiental dos alimentos. Assim, quanto maior o volume de alimentos perdidos, maiores serão os impactos negativos para o planeta.

Mas o que pode ser feito para reduzir o desperdício de alimentos?  

Diante desse cenário, é urgente e necessário adotar medidas para reduzir o desperdício de alimentos em todos os níveis. Algumas ações possíveis são: melhorar a infraestrutura e a tecnologia nas etapas de produção, armazenamento e transporte; promover a conscientização dos consumidores sobre o valor dos alimentos e a importância de evitar o desperdício; incentivar o consumo responsável e o aproveitamento integral dos alimentos; apoiar iniciativas de doação ou reciclagem dos alimentos excedentes ou impróprios para consumo humano; e implementar políticas públicas que favoreçam a distribuição equitativa e sustentável dos alimentos

Existem, também, várias medidas que podem ser tomadas em diferentes níveis, desde os produtores até os consumidores finais. Vejamos algumas delas:

  • Melhorar as técnicas de colheita, armazenamento e transporte dos alimentos, evitando perdas por danos, pragas ou deterioração. Investir em infraestrutura, tecnologia e capacitação dos agricultores pode fazer uma grande diferença nesse sentido.

  • Aumentar a conscientização e a educação dos consumidores sobre o valor dos alimentos e as formas de aproveitá-los ao máximo. Por exemplo, planejar as compras e as refeições, verificar as datas de validade, usar as partes menos nobres dos alimentos, doar o excedente para instituições sociais ou compostar os resíduos orgânicos.

  • Promover políticas públicas e iniciativas privadas que incentivem a redução do desperdício de alimentos. Por exemplo, estabelecer padrões de qualidade mais flexíveis para os alimentos que não afetem a sua segurança ou sabor, facilitar a doação de alimentos excedentes ou não comercializados, apoiar projetos que recuperem alimentos descartados ou transformem em novos produtos.

Essas são apenas algumas das ações possíveis para combater o desperdício de alimentos. Se cada um fizer a sua parte, poderemos contribuir para um mundo mais sustentável e justo, onde todos tenham acesso à alimentação adequada e saudável.

Ao reduzir o desperdício de alimentos, estaremos contribuindo para garantir a segurança alimentar e nutricional da população, para preservar os recursos naturais e para combater as mudanças climáticas.

O desperdício de alimentos é um desafio para o desenvolvimento sustentável, mas também uma oportunidade para transformar a nossa relação com os alimentos e com o planeta.

IHU-UNISINOS

https://www.ihu.unisinos.br/628677-desperdicio-de-alimentos-e-uma-ameaca-social-e-ambiental