FETRACONSPAR participa do lançamento do L20 (Labour20)

O Secretário de Finanças da FETRACONSPAR e Diretor de Relações Internacionais da NCST, DENILSON PESTANA, esteve presente nesta terça-feira (26/03) no lançamento do L20 (Labour20). O L20 reúne sindicatos globais, inclui...

Read more

FETRACONSPAR participa da II Conferência Livre Nacional COMIGRAR e COMT…

A FETRACONSPAR participa durante os dias 21 e 22 de março de 2024 em Brasília/DF, da II Conferência Livre Nacional COMIGRAR e COMTrabalhar. Estão presentes representando a FETRACONSPAR, o Presidente REINALDIM BARBOZA P...

Read more

FETRACONSPAR realiza reunião com os Sindicatos da Madeira e do Mobiliár…

                   Nesta quinta-feira (14/03/2024), dando sequência à programação da Campanha Salarial Unificada – 2024/2025, a FETRACONSPAR, realizou reunião conjunta com os sind...

Read more

FETRACONSPAR participa de reunião da ICM em São Paulo

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná (FETRACONSPAR) participou da Reunião da ICM Brasil, Internacional da Construção e Madeira, realizada na Fequimfar em São Paulo no dia 1...

Read more

FETRACONSPAR participa em Foz da Jornada Latino-americana de Integração…

A FETRACONSPAR esteve presente no importante evento realizado em Foz do Iguaçu, realizado dias 22 e 23 de fevereiro de 2024, contando com uma delegação de mais de 80 dirigentes sindicais.   Confira ao final, mais info...

Read more

NOTÍCIAS ESCOLHIDAS

MaisNoticias  

Por João Borges e Bianca Pinto Lima


Ao divulgar nesta terça-feira (9) o novo relatório sobre as projeções para a economia mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) passou a prever que a inflação na Venezuela chegará a 10.000.000%.

Conforme o relatório, o país governado por Nicolás Maduro deverá alcançar, ainda, o percentual de 44,3% da população sem emprego.

Para comparação: em 1993, ano que antecedeu o lançamento do real, a inflação no Brasil foi de 2.477,15%. Basta ler o livro "Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda", da jornalista Miriam Leitão, para saber como era viver naquele período.

A inflação de dez milhões por cento é apenas uma das faces da tragédia venezuelana. A economia deve encolher 25% este ano, isso depois de já ter caído 18% no ano passado.

Num quadro desses, a situação da Venezuela vai muito além do que se pode chamar de uma crise econômica. "Crise humanitária", tem dito a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde.

O resgate da Venezuela, quando chegar a hora, será uma façanha. A produção de petróleo, que era de 3 milhões de barris por dia, já caiu para perto de 1 milhão de barris.

O petróleo é quase que a única fonte de receita em dólar e a principal fonte de arrecadação de tributos do governo.

A PDVSA, a estatal venezuelana de petróleo, se endividou e perdeu capacidade gerencial (funcionários foram demitidos por razões políticas e substituídos por militares em postos de comando e por cubanos).

Endividada, a empresa não conseguiu investir para sustentar a produção. Nos meios financeiros internacionais, a estimativa é de que a Venezuela deve à China mais de US$ 60 bilhões.

Com a Vulnerabilidade financeira da Venezuela, a China, como a grande credora, e ao mesmo tempo dependente do fornecimento externo de petróleo, tem interesse estratégico em dar suporte a Nicolás Maduro. Um grande incômodo para Donald Trump.

Fonte: G1


guias.png

A FETRACONSPAR É FILIADA À:

A FETRACONSPAR NAS REDES SOCIAIS

@fetraconspar    /fetraconspar
/fetraconspar       /fetraconspar
                   87390.png @fetraconspar

banner denuncie aqui.jpg

Baixe o aplicativo da FETRACONSPAR, para ter acesso aos serviços através do seu smartphone:

                              

google_play_baixar.png

apple_store_baixar.png

ÚLTIMOS VIDEOS: