O indicador recua em duas, mas subiu em outras duas categorias em outubro

Por Lucianne Carneiro, Valor — Rio

Após duas quedas seguidas, a produção da indústria brasileira cresceu 0,3% em outubro ante setembro, segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro, o indicador teve recuo de 0,7%. Em agosto, tinha caído 0,6%.

O desempenho de setembro ficou acima da mediana das estimativas de 33 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, de alta de 0,2%, livre dos efeitos sazonais. As projeções iam de recuo de 0,5% a alta de 1,4%.

Na comparação com igual mês em 2021, a produção industrial subiu 1,7% em outubro de 2022. Por essa base de comparação, a expectativa mediana do mercado era de que o indicador tivesse subido 1,4% conforme levantamento do Valor. As projeções iam de estabilidade a aumento de 3,5%.

A indústria acumula queda de 0,8% no ano, até outubro, e recuo de 1,4% nos últimos doze meses. Com esses resultados, o setor industrial está 2,1% abaixo do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020 e 18,4% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

O IBGE manteve sem alterações o dado referente a setembro, na comparação com agosto, de queda de 0,7%.

Categorias

Duas das quatro grandes categorias do setor industrial pesquisadas tiveram queda na atividade em outubro, frente a setembro, enquanto as outras duas tiveram alta. Na indústria como um todo, houve ganho de 0,3%, após dois meses de recuo, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada hoje.

Os bens de capital tiveram queda de 4,1% em outubro em relação a setembro. Na comparação com outubro de 2021, a produção cai 0,2%.

A produção de bens duráveis, por sua vez, caiu 2,7% em outubro, frente a setembro. Na comparação com igual mês de 2021, o indicador avançou 11,8%.

Já a produção de bens intermediários apresentou crescimento de 0,7% na passagem entre setembro e outubro. Na comparação com outubro de 2021, a atividade de bens intermediários sobe 1,9%. A categoria representa 55% da indústria.

O resultado de bens semi e não duráveis foi de aumento de 0,3% em outubro frente a setembro. Na comparação anual, com outubro de 2021, houve alta de 0,4%.

VALOR INVESTE

https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2022/12/02/producao-industrial-cresce-03percent-em-outubro.ghtml