NOVA COMPOSIÇÃO

A executiva nacional do Republicanos declarou nesta segunda-feira (22) que pretende adotar uma postura independente em seu relacionamento com o próximo governo no Congresso Nacional. A decisão, de acordo com o partido, foi unânime entre seus dirigentes, e acaba por beneficiar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que passa a contar com um possível opositor a menos no Legislativo.

Na atual legislatura, o Republicanos é um aliado estratégico do presidente Jair Bolsonaro. E muitos nomes próximos do atual presidente se candidataram e se elegeram pelo partido para a próxima legislatura. Com 44 deputados, o partido abrigou nomes de destaque do governo, como o vice-presidente Hamilton Mourão, eleito senador pelo Rio Grande do Sul; a ex-ministra dos direitos humanos Damares Alves, eleita senadora pelo Distrito Federal, e o ex-ministro da infraestrutura Tarcísio de Freitas, eleito governador de São Paulo.

Com a decisão da posição independente, os quadros bolsonaristas do partido ficam liberados para fazer oposição ao novo governo. Sua bancada de deputados (que passam a ser 42 a partir de 2023), muitos com carreiras anteriores ao mandato de Bolsonaro, já podem pender para o lado de Lula. O partido também fechou questão sobre o apoio à reeleição do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

AUTORIA

Lucas Neiva

LUCAS NEIVA Repórter. Jornalista formado pelo UniCeub, foi repórter da edição impressa do Jornal de Brasília, onde atuou na editoria de Cidades.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CONGRESSO EM FOCO

guias.png 

Dúvidas? Fale conosco whats.png

A FETRACONSPAR É FILIADA À:

A FETRACONSPAR NAS REDES SOCIAIS

@fetraconspar    /fetraconspar
/fetraconspar       /fetraconspar
                   87390.png @fetraconspar

banner denuncie aqui.jpg