No vídeo manipulado por inteligência artificial, uma pesquisa falsa lida na voz de Renata Vasconcellos, âncora do Jornal Nacional.

Como já era esperado, apareceu a primeira deepfake criminosa do período oficial de campanha eleitoral de 2022. Desde a manhã de quarta-feira (17) circula pelos aplicativos de mensagem e plataformas de redes sociais a montagem em vídeo, que faz a voz da apresentadora do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos, narrar resultados de uma falsa pesquisa de intenção de votos. Deepfakes são falsificações em vídeo e/ou som, por meio de inteligência artificial.

A jornalista aparece diante da bancada famosa, anunciando a nova pesquisa de intenção de votos referente ao primeiro turno da eleição deste ano. Depois, mostra o gráfico idêntico ao usado pela emissora no último dia 15, mas com os números invertidos, favorecendo Jair Bolsonaro. As últimas pesquisas, no entanto, mostram o oposto: Lula em primeiro, com média de 44% das intenções de voto, e Bolsonaro em segundo, com cerca de 32%.

A TV Globo confirmou à Agência Lupa, que o vídeo de Renata não é original e informou que o Ipec, instituto que faz pesquisas eleitorais e é citado na deep fake, está denunciando o material no Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Ministério Público Eleitoral (MPE).

Deepfakes são montagens praticamente perfeitas num nível nunca visto antes das possibilidades criadas pela inteligência artificial. Com isso, conseguem inventar fatos e confundir as pessoas, como no caso mencionado, em que o eleitor desatento ouve a voz de Renata. Mostrar a verdade sempre causa menos interesse que o impacto causado pela mentira escandalosa, o que as tornam um enorme desafio eleitoral.

VERMELHO

https://vermelho.org.br/2022/08/18/bolsonarismo-lanca-primeira-deepfake-de-pesquisa-mentirosa/