Por Alessandra Saraiva, Valor — Rio

A inflação em alta e o já elevado endividamento das famílias têm diminuído impacto favorável, no consumo, de duas medidas anunciadas pelo governo para estimular a economia: saque de até R$ 1 mil do FGTS e antecipação de 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS. A conclusão é da economista Viviane Seda, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que elaborou estudo sobre o tema.

No levantamento, divulgado com exclusividade para o Valor, com base na Sondagem do Consumidor da fundação, a pesquisadora apurou que 66,9% dos pesquisados, com direito a esses dois recursos, vão usar o dinheiro ou para quitar dívidas; ou para poupar. Menos de um quarto dos entrevistados afirmaram que irão consumir bens e serviços com os recursos.

Os preços mais altos estão inibindo um consumo maior das famílias com esses recursos e, ao mesmo tempo, a necessidade de quitar débitos acaba deslocando parte do dinheiro para diminuir volume de dívidas, diz Viviane.

Valor Investe

https://valorinveste.globo.com/objetivo/gastar-bem/noticia/2022/06/27/maioria-quer-fgts-e-13o-para-poupar-e-pagar-dividas.ghtml