Por Vandson Lima, Valor — Brasília

Presidente do SenadoRodrigo Pacheco (PSD-MG) afirmou nesta terça-feira não ver no momento motivação para que se faça qualquer discussão sobre uma eventual privatização da Petrobras.

A declaração vai em linha oposta ao que disse, mais cedo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que defendeu uma revisão na Lei das Estatais e apontou que “se a população reclama dos preços caros dos combustíveis, que seja privatizada” a estatal.

“Não considero que esteja na mesa uma privatização de Petrobras, BB ou Caixa Econômica. São instituições que, no fim das contas, são patrimônio nacional e se bem geridas, geram frutos à sociedade brasileira”, disse Pacheco, salientando não ser contra privatizações em si, mas que não vê elementos para isso no caso da Petrobras.

“Não sou contra a tese de privatização, desde que haja critérios, haja responsabilidade, proveito para a sociedade brasileira. Nesse momento, em que há dúvida em relação ao tema, aquilo que estiver gerando lucros e dividendos à sociedade brasileira e para a União, talvez não seja o foco principal das privatizações. É melhor fazer o básico, que é a privatização daquilo que gera prejuízo e para o qual o governo não tem vocação”, disse o presidente do Senado.

“A tese de privatização, de modo geral, pra poder tornar o Estado mais ágil e mais eficiente, é sempre uma ideia boa e que deve ser considerada. Mas não é, a princípio, o caso da Petrobras”, concluiu.

O senador também se colocou contra uma mudança na Lei das Estatais. Para Pacheco, o imbróglio relativo à nomeação do novo presidente da empresa é de ordem política. “Acho que o problema não está na lei, mas nas decisões políticas, o que se deve tomar de decisões na escolha dos nomes que devem compor esses quadros. Então isso é função do Executivo, da definição desses nomes. Não se pode responsabilizar a lei por isso”.

Pacheco cobrou ainda que a definição ocorra em breve. “É muito importante que haja um direcionamento por parte da Petrobras, de uma direção bem definida. É importante que tenha agilidade nessa escolha”, disse.

Valor Investe

https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2022/04/05/pacheco-ve-petrobras-como-lucrativa-e-rechaca-privatizacao-neste-momento.ghtml