Relatório Global estima que 28 milhões vivem em sistema de trabalho forçado e 22 milhões em casamentos forçados

Por Valor — São Paulo

O número de pessoas que vivem em sistema de escravidão moderna atingiu 50 milhões, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O último relatório Global voltado a analisar a escravidão moderna no mundo estima que 28 milhões vivem em sistema de trabalho forçado e 22 milhões vivem em casamentos forçados. A última estimativa, feita em 2016, mostrou que 40 milhões viviam em sistema de escravidão.

“A escravidão moderna ocorre em quase todos os países do mundo e atravessa linhas étnicas, culturais e religiosas”, disse a OIT. “Mais da metade de todo o trabalho forçado e um quarto de todos os casamentos forçados podem ser encontrados em países de renda média alta ou alta.”

Quase um em cada quatro escravos modernos vive em regime de prostituição forçada, sendo 80% deste grupo, mulheres ou meninas. O setor privado é responsável por 86% do trabalho forçado, enquanto o trabalho forçado imposto pelo Estado responde por 14%.

A UE vai propor esta semana a proibição de todos os produtos feitos com trabalho forçado.

Conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico

VALOR INVESTE

https://valorinveste.globo.com/mercados/internacional-e-commodities/noticia/2022/09/12/cresce-o-nmero-de-pessoas-que-vivem-em-regime-de-escravido.ghtml