Imprimir PDF

27% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, diz pesquisa

O Brasil aumentou o percentual de mulheres em cargo de liderança, segundo o International Business Report 2012 (IBR). Os dados revelam que 27% dos cargos de liderança no país são ocupados por mulheres, uma elevação de 3 pontos percentuais em relação ao ano passado e superior aos 21% globalmente.



Com esse resultado, o Brasil subiu novamente de posição no ranking global. Em 2009, estava na 10ª posição, com 29%; em 2011 ficou na em 21ª lugar; e agora, em 2012, subiu para a 18ª colocação. A média global também registrou elevação de 1 ponto percentual para 21% em 2012.



No entanto, no Brasil, apenas 3% dos cargos de chief executive officer (CEO) são exercidos por mulheres, abaixo da média global de 9%. O cenário é bem diferente de países como Austrália (30%), Tailândia (29%) e Itália (20%), onde as companhias têm mais de um quarto das posições de CEO sendo ocupadas por mulheres. O percentual de mulheres brasileiras que ocupam posição de sócia caiu para 6%.



Globalmente, a Rússia conquistou a melhor posição de mulheres em cargo de liderança (46%), seguido da Bósnia, Tailândia e Filipinas (todos com 39%), Geórgia (38%) e Itália (36%). Os países com a menor classificação no ranking são Japão, com apenas 5% das mulheres em cargos de liderança, Alemanha (13%), Índia (14%), Emirados Árabes e Dinamarca (ambos com 15%) e Estados Unidos (17%).



Regionalmente, o destaque para as mulheres nas empresas é na Zona do Euro, com 25% das mulheres liderando nas companhias, 6 pontos percentuais a mais do que no ano anterior. Na América Latina e nos BRICs, 22% e 26% respectivamente das mulheres ocupam cargos de liderança, registrando ligeira queda em relação a 2011 (ambos de 1 ponto percentual).



A maior parte das mulheres em cargo de liderança no Brasil está na área de recursos humanos (16%). Essa mesma tendência acontece na China, onde 41% dos cargos de lideranças em RH são ocupados por mulheres, e na França, com 37%. As brasileiras se destacam também no segmento financeiro como diretora (15%) e chief financial officer (CFO) (13%) e na área de vendas (13%).



O International Business Report da Grant Thornton (IBR) é uma pesquisa realizada há 19 anos que tem como objetivo fornecer informações sobre as opiniões e expectativas de mais de 11.500 empresas em 40 economias anualmente. São entrevistados CEOs, diretores, presidentes e outros executivos seniores, levando em conta os cargos mais relevantes para cada país.



A pesquisa é realizada principalmente por meio de entrevistas telefônicas com duração de aproximadamente 15 minutos, com exceção do Japão (por correio), das Filipinas e da Armênia (pessoalmente), China continental e Índia (combinação de entrevistas pessoalmente e por telefone), onde as diferenças culturais requerem uma abordagem própria. A coleta de dados é administrada pelo sócio principal de pesquisa da Grant Thornton International - Experian Business Strategies. Os questionários são traduzidos para os idiomas locais, e cada país participante tem a opção de realizar perguntas específicas e adicioná-las ao questionário principal.


 

Fonte: G1, 15 de maio de 2012

 


FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br