Imprimir PDF

Centrais lançam 1º de Maio com destaque aos 70 anos da CLT

As centrais sindicais CTB, FS, NCST e UGT ocuparam a Praça Ramos, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (26), para o ato de lançamento do 1º de Maio Unificado. Com o tema “Garantir Direitos e Avançar nas Conquistas”, neste ano, a celebração do Dia do Trabalhador será marcada pela comemoração dos 70 anos da conquista da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 

 

Centrais sindicais CTB, FS, NCST e UGT ocuparam a Praça Ramos, em São Paulo.

Criada por Getúlio Vargas através do decreto assinado em 1º de Maio de 1943, a CLT considerada um verdadeiro patrimônio da classe trabalhadora, tem sofrido diversos ataques no Congresso Nacional, através da tentativa de aprovar projetos que flexibilizam direitos dos trabalhadores conquistados com muita luta e reinvindicações.

Ataques que foram rechaçados pelos sindicalistas durante o ato político. “Muito mais do que uma celebração, o Dia do Trabalhador serve para reflexão e reivindicação. Estamos aqui para mostrar para o governo que os trabalhadores vão brigar por seus direitos. Não aceitaremosr qualquer reforma que retire ou flexibilize direitos conquistados com muita luta e suor”, afirmou Onofre Gonçalves, presidente da CTB São Paulo.

Além da defesa da CLT, 1º de Maio 2013 também trará a defesa da jornada de 40 horas semanais sem redução de salários, fim do fator previdenciário, igualdade de oportunidade entre homens e mulheres, política de valorização dos Aposentados, regulamentação da Convenção 151 e ratificação da Convenção 158, ambas da OIT.

A unidade das centrais também norteou as intervenções de presidentes de sindicatos e representantes de centrais, que destacaram que será por meio dela que os trabalhadores mostrarão sua força.

“A CTB sempre defendeu essa unidade a partir de uma plataforma comum em defesa do desenvolvimento com valorização do trabalho e a realização do 1º de Maio Unitário reforça essa perspectiva e eleva a um patamar superior a luta sindical do país”, Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB nacional.Destacaram também a importância da celebração e da unidade das centrais Calixto Ramos, presidente da NCST, Paulinho Pereira, da FS, e Francisco Pereira de Sousa Filho, pela UGT.

Como no ano passado, o 1º de Maio será realizado na Praça Campo de Bagatelle, região norte de São Paulo, próxima à Estação do Metrô Santana. Os trabalhadores terão a oportunidade se conferir diversas atrações musicais e refletir a respeito de seu papel na sociedade, na luta por mais direitos e menos desigualdade social.

Assim como no ano passado, as centrais sindicais irão realizar atos em todos os estados em comemoração ao Dia do Trabalhador.

Fonte: Portal CTB



FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br