Imprimir PDF

Fiesp quer “repassar” tributo a outros setores


O diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Francini, defendeu ontem que a indústria de transformação seja beneficiada com desoneração da folha de pagamentos como um todo, e não apenas em segmentos específicos. Para compensar a perda tributária da receita federal com essa medida, o governo deveria aumentar a taxação do restante da economia, propõe Francini. “Não temos vergonha nenhuma da nossa proposta”, afirmou.


Para Francini, a desoneração da folha de pagamentos ajudaria a corrigir uma “distorção da carga tributária” do sistema brasileiro. O diretor da Fiesp argumenta que a indústria tem uma participação de 14,6% no Produto In­­terno Bruto (PIB), enquanto arca com 30% de toda a arrecadação tributária. Segundo ele, a proposta de desoneração foi feita ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que teria prometido analisar a questão.


Francini não vê como injusta a proposta de fazer com que os outros setores da economia compensem a desoneração da indústria. “Onde quer que o governo coloque a carga tributária, é o contribuinte que, na verdade, vai arcar com ela”, disse. “Quem vai pagar a carga tributária da indústria não são os compradores de insumos para a indústria, mas os clientes finais do produto. É a sociedade que paga a carga tributária.”

Fonte: Gazeta do Povo, 14 de março de 2012 


 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br