Imprimir PDF

Brasileiro é povo improdutivo e trava o país, afirma 'Economist'

MÍDIA

DE SÃO PAULO - A mais recente edição da revista britânica "The Economist" traz uma reportagem crítica ao mercado de trabalho no Brasil e ao nível de produtividade dos trabalhadores.

Com o título "Soneca de 50 anos", a publicação diz que os brasileiros "são gloriosamente improdutivos" e que "eles precisam sair de seu estado de estupor" para ajudar a acelerar a economia.

A reportagem comenta que, "a partir do momento em que você pisa no Brasil, você começa a perder tempo" e sugere que, após um breve período de aumento da pro- dutividade vista entre 1960 e 1970, a produção por trabalhador estacionou ou até mesmo caiu ao longo dos últimos 50 anos.

Segundo o texto da "Economist" -- revista que, em 2009, estampou na capa o Cristo Redentor decolando e, quatro anos depois, o monumento rodopiando--, a produtividade média do trabalhador brasileiro estacionou ou caiu nos últimos 50 anos.

A publicação citou que a produção de cada trabalhador foi responsável por 40% do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, enquanto na China e na índia esse valor foi de 91% e 67%, respectivamente.

Fonte: Folha de S.Paulo

 

 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br