Imprimir PDF

O recado de quem não votou em ninguém

 

“Esta não foi uma eleição de avaliações de quem se comunica bem ou mal, de quem ‘vendeu’ bem o recado ou não conquistou corações e mentes. Não! Anterior à etapa de campanha eleitoral está a construção da confiança”, dizem especialistas em comunicação

A comunicação e o silencioso protesto das eleições municipais

Vimos análises e interpretações das causas e projeções dos impactos que as eleições trarão no cenário político, os partidos que mais ganharam e a queda de outros.

Mas a análise da comunicação nas eleições permanece um vasto campo aberto a interpretações de significados, que passam pela sociologia e pelas teorias de credibilidade e confiança.

Nada mais significativo do que os votos nulos, brancos e abstenções terem superado a votação do primeiro ou do segundo colocado em 21 das 26 capitais em todo o país, segundo levantamento do Congresso em Foco. Em cidades como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a soma de votos nulos, brancos e abstenções ultrapassou os 40%.

Podemos concluir que mais de 40% dos eleitores dessas cidades estão descrentes com a política. E que as eleições municipais revelaram a desaprovação da sociedade pelo sistema político vigente.

Esta não foi uma eleição de avaliações de quem se comunica bem ou mal, de quem “vendeu” bem o recado ou não conquistou corações e mentes.

Não! Anterior à etapa de campanha eleitoral está a construção da confiança.

O erro não é de se comunicar bem ou não. A essência de uma comunicação bem-sucedida é a capacidade de entrar no mundo do seu interlocutor e fazê-lo sentir que você o entende.

E foi justamente isso que pegou. Os nossos governantes nos entendem? Eles conseguem estabelecer um forte laço em comum conosco? Conseguem nos tirar do nosso mundo e nos levar para o mundo deles?

O que vimos no último domingo, pelo menos em várias das maiores cidades brasileiras, é que a resposta correta para todas essas perguntas é simples e cabe em três letras: não.

[+] Saiba mais

Fonte: Congresso em Foco, 8 de outubro de 2016.

 

 

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br