Imprimir PDF

35 candidatos a vereador derrotados fizeram mais votos que os eleitos em Curitiba

Pela regra eleitoral, candidatos dependem também do desempenho do partido ou da coligação para serem eleitos


por João Guilherme Frey



Os 38 vereadores eleitos para assumir uma vaga na Câmara de Curitiba a partir de 2017 não foram, necessariamente, os mais votados da cidade. Trinta e cinco postulantes que não foram eleitos receberam mais votos nominais que candidatos que conseguiram a vaga. Isso acontece em decorrência do funcionamento do sistema proporcional, em que além dos votos nominais os candidatos dependem que seu partido ou coligação alcance o quociente eleitoral para ter direito a uma cadeira no Legislativo.


O candidato não eleito que recebeu a maior votação foi o veterinário Fernando Ibanez (PHS). Com 5.572 votos nominais, ele foi 26º candidato mais votado. Entretanto, o Partido Humanista da Solidariedade obteve apenas 15.384 votos, valor menor que o quociente eleitoral, fixado em 23.180.


Por outro lado, o candidato eleito com o menor número de votos foi Ezequias Barros (PRP), escolhido por 3.006 eleitores. Apesar da baixa votação nominal, o Partido Republicano Progressista conseguiu 28.890 votos e assim rompeu o quociente eleitoral e conquistou uma cadeira na Câmara Municipal.



Entenda o quociente eleitoral


Nas eleições proporcionais, quando são escolhidos vereadores e deputados, é o partido ou a coligação que recebe as vagas, e não diretamente o candidato. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesse tipo de pleito, o eleitor, ao votar, escolhe ser representado por determinado partido e, preferencialmente, pelo candidato por ele escolhido.


Definido o número de cadeiras a ser ocupada por cada legenda, define-se então quais os candidatos que assumirão as vagas, respeitando o critério do número de votos.


Em 2016, para garantir uma cadeira na Câmara de Curitiba, partidos e coligações precisaram de 23.180 votos. Este número é o quociente eleitoral, resultado da divisão entre a quantidade de votos válidos e o número de cadeiras existentes no Legislativo Municipal.



Bem votados, mas não eleitos


Saiba quem são os candidatos que mesmo tendo recebido mais votos que candidatos eleitos não conseguiram uma cadeira na Câmara Municipal.



20161005a


Fonte: Gazeta do Povo, 5 de outubro de 2016.

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br