Imprimir PDF

Câmara cassa mandato de Eduardo Cunha por 450 votos a favor e dez contra

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (12) por 450 a favor,  10 contra e 9 abstenções a cassação do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha. A medida põe fim a um dos mais longos processos a tramitar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que se arrastava por 11 meses e interrompe o mandato de um dos políticos mais controvertidos dos últimos anos. Com o resultado, Cunha perde o mandato de deputado e fica inelegível por oito anos, mais o tempo que lhe resta da atual legislatura.

A sessão que culminou com a cassação do mandato de Cunha começou por volta das 19h, mas foi suspensa poucos minutos depois pelo presidente da Casa Rodrigo Maia (DEM-RJ), que esperava maior quórum e retomada pouco depois das 20h. Na retomada falaram o relator do processo no Conselho de Ética, Marcos Rogério (DEM-RO), o advogado de Cunha, Marcelo Nobre, e o própro deputado afastado.

Rogério rebateu argumentos da defesa e de aliados de Cunha, segundo os quais o fato de ele ter mentido sobre a existência de contas no exterior em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras é um crime de menor gravidade. O relator acusou Cunha de ter faltado com a ética e o decoro parlamentar ao utilizar de manobras para postergar o processo. O relator disse que Eduardo Cunha omitiu, ao longo de anos, da Câmara dos Deputados e nas sucessivas declarações de renda, a propriedade de milhões de dólares em contas no exterior.

BBrasília - Sessão da Câmara dos Deputados destinada a votar pedido de cassação do mandato de Eduardo Cunha (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Aliados de Eduardo Cunha tentaram até o fim uma última
manobra para que o deputado conseguisse uma pena mais branda



O advogado de defesa de Cunha disse que o parlamentar está sendo submetido a um linchamento e que o parecer do Conselho de Ética que pede a cassação do mandato do peemedebista não conseguiu a prova material da existência de contas no exterior. Já Eduardo Cunha disse que o processo contra ele, que pode resultar na cassação do seu mandato, é de natureza política e não tem provas. Ao fazer sua própria defesa no plenário da Câmara, Cunha atacou o governo do PT, disse que está sendo perseguido e que o processo é uma “vingança”. "Eu estou pagando o preço de ter o meu mandato cassado por ter dado continuidade ao processo de impeachment. É o preço que eu estou pagando para o Brasil ficar livre do PT", disse o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Aliados de Cunha tentaram até o fim uma última manobra. O deputado Carlso Marin (PDB-RS) apresentou uma questão de ordem para que fosse votado um projeto de resolução no lugar do parecer do Conselho de Ética, o que poderia resultar numa pena mais branda, como a suspensão de mandato. A iniciativa foi indeferida por Maia. Segundo o presidente da Câmara, os deputados iriam votar, como fizeram, o parecer do Conselho de Ética, pois o projeto de resolução “não é objeto de deliberação do plenário, assim não é possível receber emendas, fazer destaque em matérias constantes dos autos”, disse.

Marun ainda tentou recorrer da decisão e pedir a suspensão da sessão, mas o pedido não recebeu apoio do plenário. Diante do resultado Maia deu seguimento à sessão com as falas dos deputados inscritos. Depois que quatro parlamentares se manifestarem, dois a favor e dois contra, os deputados aprovaram um requerimento pelo encerramento da discussão. Durante todo o processo de votação, Cunha permaneceu em frente à Mesa, conversando com deputados.

Na noite desta segunda-feira, os deputados aprovaram o parecer do Conselho de Ética que pediu a cassação do mandato de Cunha por ele ter mentido durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras sobre ter contas secretas na Suíça que teriam recebido dinheiro do esquema de pagamento de propina envolvendo a Petrobras e investigado na operação Lava Jato.

Nega ter contas

Brasília - Eduardo Cunha faz sua defesa no plenário da Câmara dos Deputados antes de iniciar a votação de sua cassação (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Durante todo processo, Cunha negou ser  proprietário de quatro contas no exterior
apontadas pela Procuradoria-Geral da República como sendo dele e de familiares



Durante todo o processo, Cunha negou que ser o proprietário de quatro contas no exterior apontadas pela Procuradoria-Geral da República como sendo dele e de seus familiares. Cunha disse que apenas tem trustes, tipo de negócio em que terceiros passam a administrar bens do contratante, e que os valores têm origem em operações comerciais e no mercado financeiro, como a venda de carne enlatada para países da África.

Segundo o relatório aprovado no Conselho de Ética, de autoria do deputado Marcos Rogério (DEM-RO), os trustes foram usados pelo presidente afastado da Câmara para ocultar patrimônio mantido fora do país e receber propina de contratos da Petrobras. O deputado diz no parecer que Cunha constituiu os trustes no exterior para viabilizar a "prática de crimes".


Trajetória

Eleito para a presidência da Câmara dos Deputados em fevereiro de 2015 por 267 votos, derrotando em primeiro turno o candidato do governo Dilma, Arlindo Chinaglia (PT-SP) que obteve 136 votos, Cunha teve a sua trajetória marcada pelo aparecimento de que atuava como lobista no esquema de corrupção envolvendo a Petrobras e também duro embate que promoveu contra o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff.

Com uma campanha montada em cima da insatisfação da base aliada do governo, Cunha, após a sua eleição, começou um processo de distanciamento e enfrentamento com o governo. A tensão crescente resultou, em julho, daquele ano no anúncio do seu rompimento com o governo Dilma Rousseff. Na ocasião Cunha disse que passaria a integrar as fileiras da oposição. Ele também começou a trabalhar para que o PMDB tomasse a mesma postura.


Operação Lava Jato

O anúncio do rompimento ocorreu em meio a escalada das denúncias que levaram o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a incluir o nome de Cunha em uma lista com o nome de políticos suspeitos de integrarem o esquema de corrupção e pagamento de propina envolvendo a Petrobras e investigado na Operação Lava Jato.

Entre as denúncias estava a feita pelo ex-consultor da empresa Toyo Setal Júlio Camargo que relatou à Justiça Federal do Paraná que Cunha lhe pediu propina de US$ 5 milhões. Cunha acusou o Palácio Planalto de ter se articulado para incriminá-lo.

    Brasília - Sessão da Câmara dos Deputados destinada a votar pedido de cassação do mandato de Eduardo Cunha (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

    Eduardo Cunha acusou o Palácio Planalto de ter se articulado para incriminá-lo


    Embasado pela PGR

    Em razão das novas denúncias, o PSOL e a Rede protocolam, no dia 13 de outubro de 2015, uma representação contra Cunha no Conselho de Ética. Além dos dois partidos, o documento foi endossado por parlamentares do PT, PSOL, PSB, PPS, PROS e do PMDB.

    A representação foi fundamentada em documento enviado ao PSOL pela Procuradoria-Geral da República (PGR), após um pedido formal do partido. Os papéis já apontavam a titularidade de Cunha nas contas bancárias secretas na Suíça. Os partidos pediam a cassação do mandato dizendo que Cunha mentiu em depoimento à CPI da Petrobras, em março, quando negou que tivesse contas no exterior. Na declaração enviada à Justiça Eleitoral em 2014, Cunha também não informou ter contas no exterior, apenas uma no Banco Itaú.

    Após uma série de manobras que atrasaram o trabalho do colegiado, em 15 de dezembro, o Conselho de Ética, por votação de onze deputados a nove, autorizou o prosseguimento das investigações. A decisão ocorreu horas depois da Polícia Federal ter feito a Operação Catilinárias, cujo alvo foi o próprio Cunha.


    Manobras

    Posteriormente, outra manobra de Cunha levou ao afastamento do então relator, Fausto Pinato (PP-SP), em abril de 2016. Pinato renunciou à vaga de membro titular no Conselho de Ética alegando que o motivo foi porque o lugar pertencia ao PRB, partido que Pinato deixou para migrar para o PP. A deputada Tia Eron (PRB-BA) foi alçada ao posto de integrante do colegiado no lugar de Pinato.

    Com a saída de Pinato, o deputado Marcos Rogério (DEM-RO) assumiu a relatoria do processo contra Cunha que praticamente retornou à estaca zero, tendo sido concluído somente em 14 de junho de 2015 quando o colegiado aprovou o parecer pela cassação do mandato do peemedebista.


    Impeachment

    Em 3 de dezembro de 2015, horas depois do PT retirar o apoio a Eduardo Cunha no Conselho de Ética, Cunha aceitou um dos pedidos de impeachment apresentados contra Dilma. O gesto foi apontado por petistas como uma clara retaliação pela perda do apoio no Conselho de Ética.


    Brasília - Eduardo Cunha entrega ao presidente do Senado, Renan Calheiros, o processo sobre a admissibilidade do impeachment da presidenta Dilma Rousseff (José Cruz/Agência Brasil)

    Cunha presidiu a sessão do Plenário da Câmara que decidiu pela autorização
    para ter prosseguimento no Senado o processo de impeachment de Dilma



    Em abril, Cunha presidiu a polêmica sessão do Plenário da Câmara, feita em um domingo (17), que decidiu pela autorização para ter prosseguimento no Senado o processo deimpeachment de Dilma. Com uma duração de 9 horas e 47 minutos, a sessão terminou com o placar de 367 votos favoráveis e 137 contrários à continuidade do processo.

    Em maio, Cunha foi afastado do mandato e, consequentemente, da presidência da Câmara pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em decisão unânime, os ministros seguiram o voto do ministro Teori Zavaski, relator da Operação Lava Jato, que acolheu o pedido da PGR, de dezembro de 2015, pedindo o afastamento de Cunha.

    "Além de representar risco para as investigações penais sediadas neste Supremo Tribunal Federal, [a permanência de Cunha] é um pejorativo que conspira contra a própria dignidade da instituição por ele liderada", escreveu Teori. O ministro também disse que o deputado "não tem condições pessoais mínimas" para ser presidente da Câmara pois "não se qualifica" para eventualmente substituir o presidente da República.


    Processos

    Com a cassação do mandato e o fim do foro privilegiado, os dois processos contra Cunha que tramitam no STF devem ser transferiados para a Justiça Federal no Paraná e ficarão à cargo do juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na primera instância.

    Brasília - Eduardo Cunha faz sua defesa no plenário da Câmara dos Deputados antes de iniciar a votação de sua cassação (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

    Com a cassação do mandato e o fim do foro privilegiado, os dois processos contra
    Cunha que tramitam no STF devem ser transferiados para a Justiça Federal no Paraná



    Na primeira denúncia, feita pela Procuradoria-Geral da República em agosto do ano passado, Cunha é acusado de cometer os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A acusação é de que o ex-deputado teria recebido US$ 5 milhões de propina relativa a dois contratos de navios-sonda da Petrobras.

    A segunda denúncia trata do suposto recebimento de propina em contas secretas na Suíça. Segundo as investigações Cunha teria recebido 1,3 milhão de francos suíços de propina, o equivalente, à época, a R$ 2,4 milhões por atuar na aquisição, pela Petrobras, de um campo de petróleo na costa do Benin, na África, em 2011, por US$ 34 milhões (cerca de R$ 58 milhões, à época). Por essa denúncia ele é réu pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e falsidade ideológica com fins eleitorais.

    Prestes a completar 58 anos, Cunha que foi ao longo de quase dois anos um dos principais políticos do país, pode sumir do cenário político de Brasília de forma meteórica. Isso porque a Lei da Ficha Limpa prevê que, em caso de perda de mandato, o político fique inelegível por oito anos, além do tempo restante para o fim do mandato.


    Saiba como votaram

    55a. LEGISLATURA
    SEGUNDA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA
    SESSÃO EXTRAORDINÁRIA Nº 219 - 12/09/2016

    Abertura da sessão: 12/09/2016 19:00
    Encerramento da sessão: 12/09/2016 23:54

    Proposição: REP Nº 1/2015 - PARECER DO CONSELHO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR - Nominal Eletrônica


    Início da votação: 12/09/2016 23:23
    Encerramento da votação: 12/09/2016 23:49

    Presidiram a Votação:
    Rodrigo Maia 

     


    Presidente da Casa em exercício: 
    Rodrigo Maia - DEM /RJ

    Presidiram a Sessão: 
    Rodrigo Maia - 19:01 
    Waldir Maranhão - 21:53 
    Rodrigo Maia - 21:54 

     

     

    Resultado da votação

    Sim: 450
    Não: 10
    Abstenção: 9
    Total da Votação: 469
    Art. 17: 1
    Total Quorum: 470
     
    13-09-2016-Capturar.JPG






    ParlamentarPartidoBlocoVoto
    Roraima (RR)
    Abel Mesquita Jr. DEM   Sim
    Carlos Andrade PHS   Não
    Jhonatan de Jesus PRB   Sim
    Maria Helena PSB   Sim
    Remídio Monai PR   Sim
    Shéridan PSDB   Sim
    Total Roraima: 6   
    Amapá (AP)
    André Abdon PP PpPtbPsc Sim
    Cabuçu Borges PMDB PmdbPen Sim
    Janete Capiberibe PSB   Sim
    Jozi Araújo PTN PtnPtdoBPsl Não
    Professora Marcivania PCdoB   Sim
    Total Amapá: 5   
    Pará (PA)
    Arnaldo Jordy PPS   Sim
    Beto Faro PT   Sim
    Beto Salame PP PpPtbPsc Sim
    Delegado Éder Mauro PSD   Sim
    Edmilson Rodrigues PSOL   Sim
    Elcione Barbalho PMDB PmdbPen Sim
    Francisco Chapadinha PTN PtnPtdoBPsl Sim
    Hélio Leite DEM   Sim
    Joaquim Passarinho PSD   Sim
    Júlia Marinho PSC PpPtbPsc Não
    Lúcio Vale PR   Sim
    Nilson Pinto PSDB   Sim
    Simone Morgado PMDB PmdbPen Sim
    Wladimir Costa Solidaried   Sim
    Zé Geraldo PT   Sim
    Total Pará: 15   
    Amazonas (AM)
    Alfredo Nascimento PR   Sim
    Arthur Virgílio Bisneto PSDB   Sim
    Átila Lins PSD   Sim
    Conceição Sampaio PP PpPtbPsc Sim
    Hissa Abrahão PDT   Sim
    Marcos Rotta PMDB PmdbPen Sim
    Pauderney Avelino DEM   Sim
    Silas Câmara PRB   Sim
    Total Amazonas: 8   
    Rondonia (RO)
    Expedito Netto PSD   Sim
    Lucio Mosquini PMDB PmdbPen Sim
    Luiz Cláudio PR   Sim
    Marcos Rogério DEM   Sim
    Mariana Carvalho PSDB   Sim
    Marinha Raupp PMDB PmdbPen Sim
    Nilton Capixaba PTB PpPtbPsc Sim
    Total Rondonia: 7   
    Acre (AC)
    Alan Rick PRB   Sim
    Angelim PT   Sim
    César Messias PSB   Sim
    Flaviano Melo PMDB PmdbPen Sim
    Leo de Brito PT   Sim
    Moisés Diniz PCdoB   Sim
    Rocha PSDB   Sim
    Total Acre: 7   
    Tocantins (TO)
    Carlos Henrique Gaguim PTN PtnPtdoBPsl Sim
    César Halum PRB   Sim
    Dulce Miranda PMDB PmdbPen Sim
    Irajá Abreu PSD   Sim
    Josi Nunes PMDB PmdbPen Sim
    Lázaro Botelho PP PpPtbPsc Sim
    Professora Dorinha Seabra Rezende DEM   Sim
    Vicentinho Júnior PR   Sim
    Total Tocantins: 8   
    Maranhão (MA)
    Alberto Filho PMDB PmdbPen Abstenção
    Aluisio Mendes PTN PtnPtdoBPsl Sim
    Cleber Verde PRB   Sim
    Davi Alves Silva Júnior PR   Sim
    Eliziane Gama PPS   Sim
    Hildo Rocha PMDB PmdbPen Sim
    Ildon Marques PSB   Sim
    João Castelo PSDB   Sim
    João Marcelo Souza PMDB PmdbPen Sim
    José Reinaldo PSB   Sim
    Juscelino Filho DEM   Sim
    Pedro Fernandes PTB PpPtbPsc Sim
    Rubens Pereira Júnior PCdoB   Sim
    Victor Mendes PSD   Sim
    Waldir Maranhão PP PpPtbPsc Sim
    Weverton Rocha PDT   Sim
    Zé Carlos PT   Sim
    Total Maranhão: 17   
    Ceará (CE)
    Adail Carneiro PP PpPtbPsc Sim
    André Figueiredo PDT   Sim
    Arnon Bezerra PTB PpPtbPsc Sim
    Cabo Sabino PR   Sim
    Chico Lopes PCdoB   Sim
    Danilo Forte PSB   Sim
    Domingos Neto PSD   Sim
    Genecias Noronha Solidaried   Sim
    José Airton Cirilo PT   Sim
    José Guimarães PT   Sim
    Leônidas Cristino PDT   Sim
    Luizianne Lins PT   Sim
    Macedo PP PpPtbPsc Sim
    Mauro Benevides PMDB PmdbPen Sim
    Moroni Torgan DEM   Sim
    Moses Rodrigues PMDB PmdbPen Sim
    Odorico Monteiro PROS   Sim
    Raimundo Gomes de Matos PSDB   Sim
    Ronaldo Martins PRB   Sim
    Vicente Arruda PDT   Sim
    Vitor Valim PMDB PmdbPen Sim
    Total Ceará: 21   
    Piauí (PI)
    Assis Carvalho PT   Sim
    Átila Lira PSB   Sim
    Heráclito Fortes PSB   Sim
    Júlio Cesar PSD   Sim
    Maia Filho PP PpPtbPsc Sim
    Marcelo Castro PMDB PmdbPen Sim
    Paes Landim PTB PpPtbPsc Sim
    Rodrigo Martins PSB   Sim
    Silas Freire PR   Sim
    Total Piauí: 9   
    Rio Grande do Norte (RN)
    Antônio Jácome PTN PtnPtdoBPsl Sim
    Beto Rosado PP PpPtbPsc Sim
    Fábio Faria PSD   Sim
    Felipe Maia DEM   Sim
    Rafael Motta PSB   Sim
    Rogério Marinho PSDB   Sim
    Walter Alves PMDB PmdbPen Sim
    Zenaide Maia PR   Sim
    Total Rio Grande do Norte: 8   
    Paraíba (PB)
    Aguinaldo Ribeiro PP PpPtbPsc Sim
    André Amaral PMDB PmdbPen Sim
    Benjamin Maranhão Solidaried   Sim
    Damião Feliciano PDT   Sim
    Efraim Filho DEM   Sim
    Luiz Couto PT   Sim
    Manoel Junior PMDB PmdbPen Sim
    Pedro Cunha Lima PSDB   Sim
    Rômulo Gouveia PSD   Sim
    Wellington Roberto PR   Não
    Wilson Filho PTB PpPtbPsc Sim
    Total Paraíba: 11   
    Pernambuco (PE)
    Adalberto Cavalcanti PTB PpPtbPsc Sim
    Anderson Ferreira PR   Sim
    André de Paula PSD   Sim
    Augusto Coutinho Solidaried   Sim
    Betinho Gomes PSDB   Sim
    Carlos Eduardo Cadoca PDT   Sim
    Creuza Pereira PSB   Sim
    Daniel Coelho PSDB   Sim
    Danilo Cabral PSB   Sim
    Eduardo da Fonte PP PpPtbPsc Sim
    Fernando Monteiro PP PpPtbPsc Sim
    Gonzaga Patriota PSB   Sim
    Jarbas Vasconcelos PMDB PmdbPen Sim
    João Fernando Coutinho PSB   Sim
    Jorge Côrte Real PTB PpPtbPsc Sim
    Kaio Maniçoba PMDB PmdbPen Sim
    Luciana Santos PCdoB   Sim
    Marinaldo Rosendo PSB   Sim
    Pastor Eurico PHS   Sim
    Ricardo Teobaldo PTN PtnPtdoBPsl Sim
    Severino Ninho PSB   Sim
    Silvio Costa PTdoB PtnPtdoBPsl Sim
    Tadeu Alencar PSB   Sim
    Wolney Queiroz PDT   Sim
    Zeca Cavalcanti PTB PpPtbPsc Sim
    Total Pernambuco: 25   
    Alagoas (AL)
    Arthur Lira PP PpPtbPsc Não
    Givaldo Carimbão PHS   Sim
    JHC PSB   Sim
    Marx Beltrão PMDB PmdbPen Sim
    Nivaldo Albuquerque PRP   Sim
    Paulão PT   Sim
    Pedro Vilela PSDB   Sim
    Ronaldo Lessa PDT   Sim
    Val Amélio PRTB   Sim
    Total Alagoas: 9   
    Sergipe (SE)
    Andre Moura PSC PpPtbPsc Abstenção
    Bosco Costa PROS   Sim
    Fábio Mitidieri PSD   Sim
    João Daniel PT   Sim
    Jony Marcos PRB   Sim
    Laercio Oliveira Solidaried   Sim
    Total Sergipe: 6   
    Bahia (BA)
    Afonso Florence PT   Sim
    Alice Portugal PCdoB   Sim
    Antonio Brito PSD   Sim
    Antonio Imbassahy PSDB   Sim
    Arthur Oliveira Maia PPS   Sim
    Bacelar PTN PtnPtdoBPsl Sim
    Bebeto PSB   Sim
    Benito Gama PTB PpPtbPsc Sim
    Caetano PT   Sim
    Claudio Cajado DEM   Sim
    Daniel Almeida PCdoB   Sim
    Elmar Nascimento DEM   Sim
    Erivelton Santana PEN PmdbPen Sim
    Félix Mendonça Júnior PDT   Sim
    Fernando Torres PSD   Sim
    João Carlos Bacelar PR   Não
    João Gualberto PSDB   Sim
    Jorge Solla PT   Sim
    José Carlos Aleluia DEM   Sim
    José Carlos Araújo PR   Sim
    José Nunes PSD   Sim
    José Rocha PR   Sim
    Jutahy Junior PSDB   Sim
    Lucio Vieira Lima PMDB PmdbPen Sim
    Márcio Marinho PRB   Sim
    Mário Negromonte Jr. PP PpPtbPsc Sim
    Moema Gramacho PT   Sim
    Nelson Pellegrino PT   Sim
    Paulo Azi DEM   Sim
    Paulo Magalhães PSD   Sim
    Roberto Britto PP PpPtbPsc Sim
    Ronaldo Carletto PP PpPtbPsc Sim
    Sérgio Brito PSD   Sim
    Tia Eron PRB   Sim
    Uldurico Junior PV   Sim
    Valmir Assunção PT   Sim
    Waldenor Pereira PT   Sim
    Total Bahia: 37   
    Minas Gerais (MG)
    Adelmo Carneiro Leão PT   Sim
    Ademir Camilo PTN PtnPtdoBPsl Sim
    Bilac Pinto PR   Sim
    Bonifácio de Andrada PSDB   Sim
    Brunny PR   Sim
    Caio Narcio PSDB   Sim
    Carlos Melles DEM   Sim
    Dâmina Pereira PSL PtnPtdoBPsl Não
    Delegado Edson Moreira PR   Abstenção
    Diego Andrade PSD   Sim
    Dimas Fabiano PP PpPtbPsc Sim
    Domingos Sávio PSDB   Sim
    Eduardo Barbosa PSDB   Sim
    Eros Biondini PROS   Sim
    Fábio Ramalho PMDB PmdbPen Sim
    Franklin Lima PP PpPtbPsc Sim
    Gabriel Guimarães PT   Sim
    George Hilton PROS   Sim
    Jaime Martins PSD   Sim
    Jô Moraes PCdoB   Sim
    Júlio Delgado PSB   Sim
    Laudivio Carvalho Solidaried   Sim
    Leonardo Monteiro PT   Sim
    Lincoln Portela PRB   Sim
    Luis Tibé PTdoB PtnPtdoBPsl Sim
    Marcelo Álvaro Antônio PR   Sim
    Marcos Montes PSD   Sim
    Marcus Pestana PSDB   Sim
    Margarida Salomão PT   Sim
    Mário Heringer PDT   Sim
    Mauro Lopes PMDB PmdbPen Abstenção
    Misael Varella DEM   Sim
    Newton Cardoso Jr PMDB PmdbPen Sim
    Odelmo Leão PP PpPtbPsc Sim
    Padre João PT   Sim
    Patrus Ananias PT   Sim
    Paulo Abi-Ackel PSDB   Sim
    Reginaldo Lopes PT   Sim
    Renzo Braz PP PpPtbPsc Sim
    Rodrigo de Castro PSDB   Sim
    Rodrigo Pacheco PMDB PmdbPen Sim
    Saraiva Felipe PMDB PmdbPen Abstenção
    Stefano Aguiar PSD   Sim
    Subtenente Gonzaga PDT   Sim
    Tenente Lúcio PSB   Sim
    Toninho Pinheiro PP PpPtbPsc Sim
    Weliton Prado PMB   Sim
    Zé Silva Solidaried   Sim
    Total Minas Gerais: 48   
    Espírito Santo (ES)
    Carlos Manato Solidaried   Sim
    Dr. Jorge Silva PHS   Sim
    Evair Vieira de Melo PV   Sim
    Givaldo Vieira PT   Sim
    Helder Salomão PT   Sim
    Lelo Coimbra PMDB PmdbPen Sim
    Marcus Vicente PP PpPtbPsc Sim
    Max Filho PSDB   Sim
    Paulo Foletto PSB   Sim
    Sergio Vidigal PDT   Sim
    Total Espírito Santo: 10   
    Rio de Janeiro (RJ)
    Alessandro Molon REDE   Sim
    Alexandre Serfiotis PMDB PmdbPen Sim
    Alexandre Valle PR   Sim
    Altineu Côrtes PMDB PmdbPen Sim
    Aureo Solidaried   Sim
    Cabo Daciolo PTdoB PtnPtdoBPsl Sim
    Celso Jacob PMDB PmdbPen Sim
    Celso Pansera PMDB PmdbPen Sim
    Chico Alencar PSOL   Sim
    Chico D Angelo PT   Sim
    Clarissa Garotinho PR   Sim
    Deley PTB PpPtbPsc Sim
    Dr. João PR   Sim
    Ezequiel Teixeira PTN PtnPtdoBPsl Sim
    Fabiano Horta PT   Sim
    Francisco Floriano DEM   Sim
    Glauber Braga PSOL   Sim
    Hugo Leal PSB   Sim
    Indio da Costa PSD   Sim
    Jair Bolsonaro PSC PpPtbPsc Sim
    Jandira Feghali PCdoB   Sim
    Jean Wyllys PSOL   Sim
    Julio Lopes PP PpPtbPsc Sim
    Luiz Sérgio PT   Sim
    Marquinho Mendes PMDB PmdbPen Sim
    Miro Teixeira REDE   Sim
    Otavio Leite PSDB   Sim
    Paulo Feijó PR   Sim
    Pedro Paulo PMDB PmdbPen Sim
    Roberto Sales PRB   Sim
    Rodrigo Maia DEM   Art. 17
    Rosangela Gomes PRB   Sim
    Sergio Zveiter PMDB PmdbPen Sim
    Simão Sessim PP PpPtbPsc Sim
    Sóstenes Cavalcante DEM   Sim
    Wadih Damous PT   Sim
    Walney Rocha PEN PmdbPen Sim
    Total Rio de Janeiro: 37   
    São Paulo (SP)
    Alex Manente PPS   Sim
    Alexandre Leite DEM   Sim
    Ana Perugini PT   Sim
    Andres Sanchez PT   Sim
    Antonio Bulhões PRB   Sim
    Antonio Carlos Mendes Thame PV   Sim
    Arlindo Chinaglia PT   Sim
    Arnaldo Faria de Sá PTB PpPtbPsc Sim
    Baleia Rossi PMDB PmdbPen Sim
    Beto Mansur PRB   Sim
    Bruna Furlan PSDB   Sim
    Bruno Covas PSDB   Sim
    Capitão Augusto PR   Sim
    Carlos Sampaio PSDB   Sim
    Carlos Zarattini PT   Sim
    Celso Russomanno PRB   Sim
    Duarte Nogueira PSDB   Sim
    Edinho Araújo PMDB PmdbPen Sim
    Eduardo Bolsonaro PSC PpPtbPsc Sim
    Eduardo Cury PSDB   Sim
    Eli Corrêa Filho DEM   Sim
    Evandro Gussi PV   Sim
    Fausto Pinato PP PpPtbPsc Sim
    Flavinho PSB   Sim
    Goulart PSD   Sim
    Herculano Passos PSD   Sim
    Ivan Valente PSOL   Sim
    Jefferson Campos PSD   Sim
    João Paulo Papa PSDB   Sim
    Jorge Tadeu Mudalen DEM   Sim
    José Mentor PT   Sim
    Keiko Ota PSB   Sim
    Lobbe Neto PSDB   Sim
    Luiz Lauro Filho PSB   Sim
    Luiza Erundina PSOL   Sim
    Major Olimpio Solidaried   Sim
    Mara Gabrilli PSDB   Sim
    Marcelo Aguiar DEM   Sim
    Marcelo Squassoni PRB   Sim
    Marcio Alvino PR   Sim
    Miguel Haddad PSDB   Sim
    Miguel Lombardi PR   Sim
    Milton Monti PR   Sim
    Missionário José Olimpio DEM   Sim
    Nilto Tatto PT   Sim
    Orlando Silva PCdoB   Sim
    Paulo Freire PR   Sim
    Paulo Maluf PP PpPtbPsc Sim
    Paulo Pereira da Silva Solidaried   Não
    Paulo Teixeira PT   Sim
    Pr. Marco Feliciano PSC PpPtbPsc Não
    Renata Abreu PTN PtnPtdoBPsl Sim
    Ricardo Izar PP PpPtbPsc Sim
    Ricardo Tripoli PSDB   Sim
    Roberto Alves PRB   Sim
    Roberto de Lucena PV   Sim
    Roberto Freire PPS   Sim
    Sérgio Reis PRB   Sim
    Silvio Torres PSDB   Sim
    Tiririca PR   Sim
    Valmir Prascidelli PT   Sim
    Vanderlei Macris PSDB   Sim
    Vicente Candido PT   Sim
    Vicentinho PT   Sim
    Vinicius Carvalho PRB   Sim
    Vitor Lippi PSDB   Sim
    Total São Paulo: 66   
    Mato Grosso (MT)
    Adilton Sachetti PSB   Sim
    Carlos Bezerra PMDB PmdbPen Sim
    Ezequiel Fonseca PP PpPtbPsc Sim
    Fabio Garcia PSB   Sim
    Nilson Leitão PSDB   Sim
    Ságuas Moraes PT   Sim
    Tampinha PSD   Sim
    Valtenir Pereira PMDB PmdbPen Sim
    Total Mato Grosso: 8   
    Distrito Federal (DF)
    Alberto Fraga DEM   Sim
    Augusto Carvalho Solidaried   Sim
    Erika Kokay PT   Sim
    Izalci PSDB   Sim
    Laerte Bessa PR   Abstenção
    Rogério Rosso PSD   Sim
    Ronaldo Fonseca PROS   Sim
    Rôney Nemer PP PpPtbPsc Abstenção
    Total Distrito Federal: 8   
    Goiás (GO)
    Célio Silveira PSDB   Sim
    Daniel Vilela PMDB PmdbPen Sim
    Delegado Waldir PR   Sim
    Fábio Sousa PSDB   Sim
    Flávia Morais PDT   Sim
    Giuseppe Vecci PSDB   Sim
    João Campos PRB   Sim
    Lucas Vergilio Solidaried   Sim
    Magda Mofatto PR   Sim
    Marcos Abrão PPS   Sim
    Roberto Balestra PP PpPtbPsc Sim
    Rubens Otoni PT   Sim
    Sandes Júnior PP PpPtbPsc Sim
    Thiago Peixoto PSD   Sim
    Total Goiás: 14   
    Mato Grosso do Sul (MS)
    Carlos Marun PMDB PmdbPen Não
    Dagoberto PDT   Sim
    Elizeu Dionizio PSDB   Sim
    Geraldo Resende PSDB   Sim
    Mandetta DEM   Sim
    Tereza Cristina PSB   Sim
    Vander Loubet PT   Sim
    Zeca do Pt PT   Sim
    Total Mato Grosso do Sul: 8   
    Paraná (PR)
    Alex Canziani PTB PpPtbPsc Sim
    Alfredo Kaefer PSL PtnPtdoBPsl Abstenção
    Aliel Machado REDE   Sim
    Assis do Couto PDT   Sim
    Christiane de Souza Yared PR   Sim
    Diego Garcia PHS   Sim
    Dilceu Sperafico PP PpPtbPsc Sim
    Edmar Arruda PSD   Sim
    Enio Verri PT   Sim
    Evandro Roman PSD   Sim
    Giacobo PR   Sim
    Hermes Parcianello PMDB PmdbPen Sim
    João Arruda PMDB PmdbPen Sim
    Leandre PV   Sim
    Leopoldo Meyer PSB   Sim
    Luciano Ducci PSB   Sim
    Luiz Carlos Hauly PSDB   Sim
    Luiz Nishimori PR   Sim
    Marcelo Belinati PP PpPtbPsc Sim
    Nelson Meurer PP PpPtbPsc Abstenção
    Nelson Padovani PSDB   Sim
    Osmar Serraglio PMDB PmdbPen Sim
    Paulo Martins PSDB   Sim
    Rubens Bueno PPS   Sim
    Sandro Alex PSD   Sim
    Sergio Souza PMDB PmdbPen Sim
    Zeca Dirceu PT   Sim
    Total Paraná: 27   
    Santa Catarina (SC)
    Angela Albino PCdoB   Sim
    Carmen Zanotto PPS   Sim
    Celso Maldaner PMDB PmdbPen Sim
    Décio Lima PT   Sim
    Edinho Bez PMDB PmdbPen Sim
    Esperidião Amin PP PpPtbPsc Sim
    Geovania de Sá PSDB   Sim
    João Rodrigues PSD   Sim
    Jorge Boeira PP PpPtbPsc Sim
    Jorginho Mello PR   Sim
    Marco Tebaldi PSDB   Sim
    Mauro Mariani PMDB PmdbPen Sim
    Pedro Uczai PT   Sim
    Ronaldo Benedet PMDB PmdbPen Sim
    Valdir Colatto PMDB PmdbPen Sim
    Total Santa Catarina: 15   
    Rio Grande do Sul (RS)
    Afonso Hamm PP PpPtbPsc Sim
    Afonso Motta PDT   Sim
    Alceu Moreira PMDB PmdbPen Sim
    Bohn Gass PT   Sim
    Cajar Nardes PR   Sim
    Carlos Gomes PRB   Sim
    Covatti Filho PP PpPtbPsc Sim
    Danrlei de Deus Hinterholz PSD   Sim
    Darcísio Perondi PMDB PmdbPen Sim
    Giovani Cherini PR   Sim
    Heitor Schuch PSB   Sim
    Henrique Fontana PT   Sim
    Jerônimo Goergen PP PpPtbPsc Sim
    João Derly REDE   Sim
    Jones Martins PMDB PmdbPen Sim
    José Fogaça PMDB PmdbPen Sim
    José Otávio Germano PP PpPtbPsc Sim
    Jose Stédile PSB   Sim
    Luis Carlos Heinze PP PpPtbPsc Sim
    Luiz Carlos Busato PTB PpPtbPsc Sim
    Marco Maia PT   Sim
    Marcon PT   Sim
    Maria do Rosário PT   Sim
    Mauro Pereira PMDB PmdbPen Sim
    Nelson Marchezan Junior PSDB   Sim
    Onyx Lorenzoni DEM   Sim
    Paulo Pimenta PT   Sim
    Pepe Vargas PT   Sim
    Pompeo de Mattos PDT   Sim
    Renato Molling PP PpPtbPsc Sim
    Total Rio Grande do Sul: 30   





    Fonte: Agência Brasil, 13 de setembro de 2016

     

    FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
    Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

    Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br