Imprimir PDF

Não há espaço para mais reajuste aos servidores do Tesouro, diz secretária

Servidores do Tesouro fizeram apitaço nesta terça no Ministério da Fazenda. Em greve, servidores pedem equiparação salarial com a Receita Federal.


por Alexandro Martello



Não há espaço nas contas públicas para um novo reajuste aos servidores do Tesouro Nacional, afirmou a chefe da instituição, Ana Paula Vescovi, nesta terça-feira (30). Os funcionários do Tesouro pedem equiparação salarial a Receita Federal, cujos servidores conseguiram aumento salarial acima de 50% e bônus por eficiência.


"Dialogamos com a categoria [servidores do Tesouro] e dissemos que não há espaço para esse pleito, mas estamos dispostos a negociar reconhecimento da carreira, que implique em medidas que não tragam impacto fiscal nesse momento. Estamos abertos a construir agenda bastante positiva com ações para a sociedade", declarou Vescovi a jornalistas, ao divulgar o rombo recorde das contas públicas neste ano.


A secretária do Tesouro Nacional observou que já foi concedido um reajuste de 27,9%, incluindo neste percentuam um "bônus adicionado", escalonado em quatro anos para os servidores do Tesouro Nacional, com a primeira parcela prevista para agosto de 2016.


"Ambos [reajuste e bônus] implicam acordos firmados em 2015 e honrados na transição do governo, e na interinidade. Já foi aprovado e tem previsão de pagamentos. Como todas as demais carreiras, foram concedidos segundo um cronograma em quatro anos", disse Vescovi.


Por conta da greve, alguns serviços do Tesouro Nacional foram afetados. O Tesouro Direto, programa de compra de títulos públicos pela internet, via corretoras, para pessoas físicas teve seu horário alterado, assim como a divulgação do resultado da dívida pública, relativo ao mês de julho deste ano, que ainda não aconteceu.


"Não temos nenhum atraso em transferências constitucionais e obrigatórias, que implicaria em responsabilização de quem fizesse. Dado o volume de atividades que o Tesouro tem, estamos trabalhando em plano de contingência para assegurar um atendimento mínimo. Todos leilões da dívida [público] previstos estão sendo cumpridos", declarou a secretária, acrescentando que, em alguns momentos, foi implementada uma parceria com a mesa de operações do Banco Central.


Nesta terça-feira, os servidores do Tesouro Nacional realizaram um apitaço no edifício-sede do Ministério da Fazenda, impedindo que a divulgação dos números das contas do governo ocorrressem no auditório, localizado no térreo. Por conta disso, a divulgação, que conteve menos dados que o habitual, teve de ocorrer na sala de reuniões do Conselho Monetário Nacional (CMN), localizada no sexto andar do prédio.




Fonte: G1, 31 de agosto de 2016.

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br