Imprimir PDF

ICM - Sindicatos emitem declaração pedindo mais dialogo e segurança para trabalhadores na reta final preparação da Copa do Mundo 2014

Sindicatos do setor da Construção que estão reunidos na Campanha por Trabalho Decente antes e depois de 2014, irão enviar aos responsáveis pela organização da Copa do Mundo FIFA 2014 no país e nas cidades sedes uma declaração pedindo mais dialogo e segurança na obras da Copa.
A declaração foi motivada não somente pelo acidente que aconteceu na última sexta-feira, na Arena Amazônia, mas também pela pressão da proximidade do prazo final para a entrega das obras.


A declaração aponta para a necessidade de maior dialogo entre os sindicatos e as organizações responsáveis pela a realização do evento, um contrato nacional de trabalho para o setor, e a ampliação do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção para novos projetos são condições necessárias par a diminuição dos acidentes nas obras da Copa.


Para Nilton Freitas, Representante Regional para América Latina e Caribe da Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira “Não podemos repetir no Brasil o que tem acontecido em países como a Rússia, onde morreram mais de 60 trabalhadores na preparação para os jogos Olímpicos de inverno”.

 

Leia Aqui a Declaração Completa.

 

 

Sobre a ICM: A ICM (Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira) é uma federação sindical global que agrupa sindicatos livres e democráticos, membros dos setores de construção, materiais de construção, de madeira, silvicultura e sectores conexos. A ICM tem 350 sindicatos afiliados que representam cerca de 12 milhões de trabalhadores em 134 países. A sede ca em Genebra, na Suíça. Tem escritórios regionais e escritórios de projetos no Panamá e na Malásia, África do Sul, Índia, Burkina Faso, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Chile, Quênia, Coréia do Sul, Tailândia, Rússia, Peru, Venezuela e Brasil.


Sobre a Campanha por Trabalho Decente antes e depois de 2014: . Esta campanha tem como objetivo garantir que a agenda de Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT) seja respeitada durante os preparativos do Brasil para sediar a Copa do Mundo FIFA 2014, e é articulada pela Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) juntamente com sindicatos de todo o Brasil. Ela também se coordena com as campanhas por trabalho decente nos megaeventos esportivos de outros setores através de uma articulação chamada Play Fair (em português Jogo Limpo).

 

Fonte: ICM, 17 de fevereiro de 2014

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br