Imprimir PDF

CPI ouvirá operário que diz ter sido escravizado em obra de hidrelétrica

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o tráfico de pessoas no Brasil realizará, nesta terça-feira (21), audiência pública para ouvir o operário Raimundo Braga de Souza, de 22 anos, que afirma ter sido conduzido à obra da hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, onde, inclusive, teria sido vítima de prisão e tortura.


Segundo o presidente da CPI, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), “ muitos trabalhadores foram levados para as obras de Rondônia por empresas terceirizadas ou “gatos”, que são aquelas pessoas conhecidas por agir de má-fé, conduzindo centenas e até milhares de trabalhadores para situações em que passam a ser vítimas de exploração. No caso dos canteiros de obras das usinas hidroelétricas de Jirau e Santo Antônio, essa situação se tornou a regra”.


Prorrogação


A CPI, que deveria encerrar os trabalhos em agosto, foi prorrogada por mais 60 dias. Deverá funcionar até 10 de outubro. A intenção dos deputados é aproveitar os períodos de esforço concentrado para promover reuniões de audiência pública e votar novos requerimentos.


Foram convidados para a audiência:


- Luiz Carlos Martins, diretor de Energia da Camargo Corrêa, Representando Dalton dos Santos Avancini - presidente da Camargo Corrêa;


- Irmã Rosita Milesi, diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e assessora da Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB, Representando o arcebispo Dom Esmeraldo Barreto de Farias, arcebispo de Porto Velho;


- Marcelo Nascimento Bessa, secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia;


- Ermógenes Jacinto de Souza, Advogado; 


- Cleonilde Nunes Serrão, mãe do trabalhador Maílson Serrão.


Na ocasião, também será realizada eleição para a 1ª vice-presidência e deliberação de requerimentos.


A reunião será realizada no Plenário 7, a partir das 10 horas.


 

Fonte: Agência Câmara, 21 de agosto de 2012

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br