Imprimir PDF

Operários da CDHU são mantidos em alojamento precário no interior de SP

O Ministério Público do Trabalho investiga irregularidades na contratação de operários para a construção de casas populares da CDHU em Santa Rosa de Viterbo (SP). Nesta quinta-feira (14), equipes do MPT e da Polícia Federalencontraram 16 trabalhadores alojados em cômodos pequenos onde a fiação elétrica estava exposta e o esgoto corria a céu aberto.


Os pedreiros contaram que saíram do Maranhão para trabalhar nas obras e estão com os salários atrasados há dois meses. “Não recebi dinheiro nenhum. Aliás, mandaram a gente embora e não pagar nada”, disse Flávio Élcio Pereira em entrevista ao Jornal Regional.


Em abril, um grupo de 80 operários que trabalhavam na mesma obra cruzaram os braços alegando que os vencimentos também estavam atrasados. Eles afirmaram que as carteiras estavam retidas e não recebiam vale-alimentação como combinado.


RespostaO presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Ribeirão Preto (SP), Carlos Miranda, disse que as denúncias envolvendo trabalhadores do setor estão se tornando comuns na região. Por isso, intensificará as investigações nos canteiros de obras. “As empresas só investem na produção e não investem no trabalhador”, criticou.


Por telefone, o representante da construtora, Márcio Valério Gomes Junqueira, afirmou que a contratação dos trabalhadores é realizada por uma empresa terceirizada e que desconhece o atraso dos pagamentos. Segundo o engenheiro, novos alojamentos para os funcionários estão sendo construídos para solucionar os problemas encontrados.


Pedreiros que trabalhavam em obra da CDHU dormiam em cômodos pequenos com fios elétricos expostos em Santa Rosa de Viterbo (Foto: Reprodução/EPTV)

Fonte: G1, 15 de junho de 2012

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br