Imprimir PDF

Acidentes de trabalho matam 38 pessoas por mês no estado de SP

O estado de São Paulo registra, em média, 150 acidentes de trabalho por dia, sendo 464 vítimas que morreram em 2011, de acordo com dados da Divisão de Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária Estadual. São 38 mortes por mês. “A maioria dos acidentes é por culpa das empresas. As empresas não investem em treinamento e em profissionais adequados”, disse o procurador do trabalho Ronaldo Lira. Em relação às mortes, as principais causas estão relacionadas a quedas de edifícios, choques elétricos e objetos lançados, projetados ou em quedas.


O motorista de caminhão com guindaste Vilson Santos da Silva sofreu um acidente de trabalho há quatro meses. Ele içava um transformador, mas um colega se esqueceu de travar uma parte do equipamento e um acessório de segurança caiu em cima do pé dele. “Se não tivesse com os equipamentos de segurança eu teria quebrado o meu pé”, disse ele.


Sede do Ministério Público do Trabalho em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)
Sede do Ministério Público do Trabalho em

Campinas (Foto: Reprodução EPTV)

Manoel Mota trabalha como comerciante informal, mas está há seis meses afastado do antigo trabalho por causa de um acidente. “Eu tinha que fazer uma entrega em Porto Velho e a empresa queria que eu fizesse a viagem em no máximo dois dias, mas ela dura três dias. Eu não dormi e sofri o acidente”, conta Mota. Em relação aos acidentes, o setor de construção civil é um dos que mais registra acidentes. “Hoje vemos profissionais que são colocados nos locais sem os devidos equipamentos de segurança e treinamentos”, disse o procurador do trabalho.


O auxiliar de serviços gerais Arnaldo Mendes da Silva está afastado da empresa após um acidente de trabalho. “Eu trabalhava em uma obra pública e descarreguei um caminhão e meio de pedra. Não era para fazer isso sozinho”, disse ele.


Após descarregar a pedra, ele começou a sentir dores e hoje não consegue nem segurar uma garrafa de café com a mão direita.


Fonte: G1, 15 de maio de 2012

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br