Imprimir PDF

Mais um operário da construção civil sobrevive a acidente com vergalhão



Aconteceu de novo. Mais um operário da construção civil sobreviveu a um acidente gravíssimo com um vergalhão, no Rio de Janeiro.


As imagens foram divulgadas nesta quinta (13). Um vergalhão atravessado na garganta. A vítima: Francisco Barroso, que trabalhava numa obra irregular, numa favela carioca.


Era início da tarde. Francisco tinha acabado de almoçar e sentou na beira de uma laje. Ele contou que cochilou e perdeu o equilíbrio.


O pedreiro caiu de uma altura de cerca de seis metros, em cima de um vergalhão de uma coluna de sustentação. Ele foi socorrido por Ronaldo.


“Acalmei ele. Ele estava muito nervoso, pedindo para tirar o ferro do pescoço dele. Aí eu cortei a parte de cima e a parte de baixo, e fiquei aguardando o bombeiro chegar”, contou o pedreiro Ronaldo Gonçalves.


Médicos dizem que o vergalhão passou a dois centímetros da artéria carótida e ao lado da veia jugular. Se elas tivessem sido atingidas, as chances de sobrevivência seriam muito pequenas.


“Ali passa esôfago, traqueia, os vasos que vão pro cérebro e todos os nervos que vão pro braço e pro crânio”, afirmou o diretor do Hospital Miguel Couto, Luiz Alexandre Essinger.


Pouco tempo depois da cirurgia, Francisco já falava e começou a se alimentar. Ele perdeu a sensibilidade numa parte da face e apresenta um problema motor, mas que pode recuperar com o tempo.


Segundo os médicos, existe uma lenda na medicina que diz que casos raros nunca acontecem isoladamente.


Há menos de um mês, um vergalhão atingiu a cabeça de outro operário, que também sobreviveu, e que foi tratado no mesmo hospital.


 

Fonte: G1, 14 de setembro de 2012

FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná
Rua Francisco Torres, 427 - Centro - Cep. 80060-130 | Curitiba - Paraná | Brasil

Fone: (41) 3264-4211 | Fax: (41) 3264-4292 | Email: fetraconspar@fetraconspar.org.br