Em nova demonstração de más articulações com o exterior, o presidente Jair Bolsonaro sugeriu neste domingo (11) que a Alemanha faça bom uso dos recursos do país que seriam destinados à Amazônia e foram suspensos por conta de aumento do desmatamento.

Arquivo/Agência Brasil
Jair Bolsonaro sugeriu que a Alemanha faça bom uso dos recursos do país que seriam destinados à Amazônia e foram suspensos por conta da alta do desmatamento.Jair Bolsonaro sugeriu que a Alemanha faça bom uso dos recursos do país que seriam destinados à Amazônia e foram suspensos por conta da alta do desmatamento.
De acordo com o chefe do Planalto, o Brasil não precisa da verba. A ministra alemã do Meio Ambiente, Svenja Schulze, confirmou que irá congelar R$ 155 milhões em financiamentos destinados para projetos de conservação da Amazônia. O Inpe alertou que a destruição em junho cresceu 88% e em julho 278% em comparação com iguais períodos de 2018.

“Ela [Alemanha] não vai mais comprar a Amazônia, vai deixar de comprar a prestações a Amazônia. Pode fazer bom uso dessa grana. O Brasil não precisa disso”, disse o presidente.

O governo Bolsonaro tem criticado a divulgação das estatísticas de desmatamento ao afirmar que elas podem prejudicar acordos comerciais. Mas as críticas da gestão não têm informações científicas.

Sobre possível impacto do corte dos repasses na imagem do Brasil, Bolsonaro disse que essa não é a preocupação dos países europeus. “Você acha que grandes países estão interessados na imagem do Brasil ou em se apoderar do Brasil?”, afirmou. 

Fonte: Brasil247