Perseguido e preso a dois meses, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece em primeiro na pesquisa de intenções de votos feita pelo Ibope por encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quinta-feira (28). Lula lidera na pesquisa espontânea quanto quando seu nome é colocado em pesquisa estimulada.

Ricardo Stuckert/Fotos Públicas
  
De acordo com o levantamento, Lula aparece com 33% das intenções de voto na pesquisa estimulada, contra 15% de Bolsonaro, 7% de Marina Silva e 4% de Ciro e Alckmin. A pré-candidata pelo PCdoB, Manuela D'Ávila aprece com 1%, juntamente com Fernando Collor de Mello (PTC); Flávio Rocha (PRB); e outros.

Já os brancos e nulos chega a 22% e os que não sabem ou não responderam chegam a 6%.

Na pesquisa espontânea, Lula aparece com 21% das intenções de voto, contra 11% de Bolsonaro. Ciro e Marina têm 2% cada um. Os brancos e nulos sobem para 31% na pesquisa espontânea, enquanto os que não sabem ou não responderam chegam a 28%.

De acordo com o Ibope, o eleitor do Nordeste faz mais menção ao ex-presidente Lula, principalmente entre os mais pobres. Já os votos em Jair Bolsonaro são mais significativas entre homens, e aqueles com até 34 anos e ele é mais citado conforme aumenta a renda familiar do eleitor.

A pesquisa foi realizada entre 21 e 24 de junho com 2 mil eleitores em 128 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Sem Lula no cenário ofertado aos eleitores, brancos e nulos ganham com os mesmos 33% do ex-presidente. 

Com informações de agências

Fonte: Vermelho, 29 de junho de 2018.