Adesão à previdência complementar seria solução para problema de aposentadorias.

Maria Cristina Frias
Carteira de trabalho e previdência social - Gabriel Cabral/Folhapress
              

Empresas de previdência complementar propõem que funcionários sejam incluídos automaticamente em planos corporativos assim que forem admitidos por empresas.

"A medida faz parte da solução do problema da Previdência no país", afirma Paulo Valle, presidente da Brasilprev e vice-presidente da FenaPrevi (federação setorial).

"Assim que contratados pelas companhias, seriam inscritos em um plano e teriam três meses para decidirem se querem ou não continuar. Seria um empurrãozinho."

Esses planos são vantajosos porque a cada aporte do funcionário, a empresa geralmente deposita a mesma quantia no fundo.

A inclusão automática foi adotada no Reino Unido e na Nova Zelândia, onde a adesão à previdência complementar subiu de 17% para 71% em seis anos, diz Valle.

"Em um primeiro momento, a procuradoria [da Fazenda brasileira] deu parecer contrário, mas não sobre o mérito. Entendeu que a alteração tem de ocorrer por lei, não pelo órgão supervisor."

Outra sugestão das entidades é que o governo amplie os benefícios tributários recebidos por algumas empresas em razão de contribuírem para a previdência complementar.

                     

Fonte: Folha de São Paulo, 19 de fevereiro de 2018