Os dados do emprego formal em Londrina no mês de dezembro mostraram que a cidade perdeu 1.538 postos de trabalho com carteira assinada e no acumulado do ano finalizamos com 1.970 postos a menos. Precisamos olhar todas as alternativas que permitam reverter este quadro. 

Segmentos que fecharam no positivo... 

Conforme os dados do CAGED, terminaram com saldo positivo indústria de transformação, utilidade pública e a área de comércio. Juntas totalizaram 80 postos a mais com carteira assinada. Irrisório. 

... e fecharam no negativo 

Quem mais fechou postos de trabalho com carteira assinada foram serviços (1.306) e construção civil (653). Dramático. 

Para refletir 

Os números permitem deduzir que a construção civil, do setor secundário, e a área de serviços, do setor terciário, são os que mais sofrem em situações de crise econômica, gerando desemprego e perda de renda. 

A razão disso ... 

Isso porque estes setores, que movimentam grande massa de recursos financeiros e de trabalhadores, são ótimos em fazer circular o dinheiro na economia, no entanto, são pouco eficientes em atrair dinheiro de fora porque são reféns da situação econômica local. 

... na construção civil ... 

Salvo exceções, quem compra apartamento, constrói ou reforma a casa, são os cidadãos locais. Se perdem renda ou consideram a situação econômica instável, não tomam crédito e adiam a reforma. Tal situação de crise ficou patente neste setor nos últimos três anos. 

... e na área de prestação de serviços 

Quando diminui o dinheiro em circulação, o aluno deixa temporariamente a faculdade, os pais transferem as crianças para escola pública, cai a venda de passagens aéreas, é adiada a ida ao médico, a revisão do carro fica para depois, e por aí vai. Por óbvio que essa situação gera mais desemprego, que gera menos consumo e mais desemprego ainda, num processo que se retroalimenta. 

Por isso dependemos da indústria, mas… 

Por essa razão a necessidade de Londrina precisar fortalecer seu setor industrial seja por: a) sua capacidade de incorporar e replicar tecnologia; b) mobilidade para atingir mercados que não estejam em crise; c) geradora de empregos de maior remuneração. Estas características permitem quebrar o ciclo de retroalimentação negativa na medida que gira dinheiro que não depende unicamente da economia local. 

... também o turismo precisa ser lembrado 

No terceiro setor há uma atividade que se iguala em potencial de atrair dinheiro para a cidade. É o turismo de negócios. 

Londrina não tem praia ... 

Mas não há visitante que venha para nossa cidade que por ela não se apaixone. Sua área verde, suas avenidas largas, seu clima ameno são atrativos mais que suficientes. 

... mas pode ser a capital mundial dos eventos 

Nossa cidade atrai vários eventos ao longo do ano e tomo a liberdade de enaltecer o maravilhoso trabalho que faz o Convention Bureau de Londrina neste sentido. Precisamos abraçar com mais afinco esta possibilidade de geração de recursos. 

Um simples exemplo 

No ano passado, a pedido do Convention Bureau, a UTFPR, por meio da Empresa Junior de Engenharia de Produção, fez uma pesquisa de quanto dinheiro deixou em Londrina a Movelpar 2017. Somente com hospedagem foram R$ 2,6 mi, e mais 1,4 mi com alimentação e diversão que ficaram em Londrina em um evento que nem aconteceu na cidade. 

Olhemos todas as possibilidades 

Da mesma forma que a colher de pau mexe a polenta, comércio e serviços são ótimos para fazer o dinheiro circular na economia, mas quem coloca fubá novo na panela é a indústria, ... e quiçá, o turismo. 

                    

Marcos J. G. Rambalducci - Economista, é Professor da UTFPR. 

                      


Fonte: Folha de Londrina, 05 de fevereiro de 2018