Mesmo com três ministérios sob seu comando, o União Brasil atua como um partido oposicionista na Câmara. Levantamento feito pelo Radar do Congresso, ferramenta de monitoramento do Congresso em Foco, revela que o União tem a quinta bancada que mais vota contra o governo Lula. O índice de governismo da legenda é de 63,49%. Esse é o percentual das vezes em que deputados do partido votaram em conformidade com a orientação do governo. Apenas o PSDB, o Cidadania, o PL e o Novo são mais oposicionistas, isto é, votaram mais vezes de maneira oposta à recomendação do Palácio do Planalto.

A bancada mais governista, como era de se esperar, é a petista, com índice de governismo de 98,88%. Outros seis partidos somam mais de 80% de adesão ao governo. São eles: PV, PCdoB, PSB, PDT, Avante e Solidariedade. O alinhamento de toda a Câmara com o governo é de 67% (veja mais abaixo o índice de governismo de cada partido e cada parlamentar).

O levantamento considera 62 votações nominais (aquelas em que o parlamentar declara o voto) registradas de fevereiro até o último dia 25. O índice não leva em conta a aprovação do PL 490/07, nessa terça-feira (30), que limita a demarcação de terras indígenas. A aprovação dessa proposta foi considerada uma derrota para o governo, que tem enfrentado sérias dificuldades para constituir sua base aliada no Congresso.

Os três deputados que mais votaram contra o governo até agora são Osmar Terra (MDB-RS), Marcelo Alvaro Antônio (PL-MG) e Carla Zambelli (PL-SP). Os dois primeiros foram ministros de Jair Bolsonaro.

AUTORIA

Edson Sardinha

EDSON SARDINHA Diretor de redação. Formado em Jornalismo pela UFG, foi assessor de imprensa do governo de Goiás. É um dos autores da série de reportagens sobre a farra das passagens, vencedora do prêmio Embratel de Jornalismo Investigativo em 2009. Ganhou duas vezes o Prêmio Vladimir Herzog. Está no site desde sua criação, em 2004.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.