De acordo com a pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira (16), 54% dos brasileiros afirmam confiar no presidente Lula (PT), que iniciou, neste mês de janeiro, seu terceiro mandato presidencial. Na pesquisa, 41% disseram que não confiam, e apenas 4% não responderam ou não opinaram.

A pesquisa Ipec também revelou que a maior parte dos que confiam no presidente são homens (59%), com mais de 60 anos (63%), que possuem escolaridade até o ensino fundamental (65%) e que moram na região Nordeste (77%).

O índice dos que não confiam é maior entre as mulheres (45%). Elas são jovens de 25 a 34 anos (46%), com ensino superior (49%) e moradoras da região Sul (53%).

A pesquisa Ipec revelou que os brasileiros alimentam boas expectativas em relação ao terceiro mandato de Lula. Para 55% dos entrevistados, o governo Lula será bom ou ótimo. Já para 21% será ruim ou péssimo. Os que consideram que a gestão será regular são 18%.

A pesquisa Ipec ainda apontou que 64% dos brasileiros afirmam que o governo do presidente Lula está no caminho certo, a partir da análise das decisões do governo nesse início de ano.

Outros 26% disseram que o governo está no caminho errado, e 9% não souberam ou não responderam.

O Ipec ouviu 2 mil pessoas de 156 municípios brasileiros. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 10 de janeiro deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

AUTORIA

Tércio Amaral

TÉRCIO AMARAL Tércio Amaral. Editor. É jornalista formado pela Unicap, com mestrado e doutorado em História (UFPE). Atuou no Diários Associados como repórter e editor de política. Foi coordenador de comunicação no Ministério da Educação e tem passagem por assessoria de comunicação do Congresso Federal.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CONGRESSO EM FOCO