NOMES FORTES

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já escolheu os nomes para o comando da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Advocacia-Geral da União (AGU). A informação é do jornal O Estado de S. Paulo, que cita fontes próximas a Lula. 

Divulgação/APBCJorge Messias tem passagem
pela Casa Civil no governo Dilma

Para a AGU, o escolhido é o procurador Jorge Messias, que foi subchefe de Assuntos Jurídicos na Casa Civil do governo Dilma Rousseff. Já para a CGU, o eleito, segundo o Estadão, é o advogado Vinicius Marques de Carvalho. 

A publicação informa que os interlocutores do presidente não garantem que os novos titulares da CGU e da AGU serão anunciados em breve, uma vez que há ajustes políticos a serem feitos.

Vinícius Marques de Carvalho é ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e também trabalhou como secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça no governo de Dilma. 

Augusto DausterVinícius Marques de Carvalho já
ocupou a presidência do Cade

Já Jorge Messias, além do cargo na Casa Civil de Dilma, também passou pelos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e ainda foi procurador do Banco Central. 

Ele ficou conhecido como "Bessias" ao ser citado por Dilma em uma conversa por telefone com Lula interceptada e divulgada ilegalmente pelo consórcio da "lava jato".

Revista Consultor Jurídico

https://www.conjur.com.br/2022-dez-13/jorge-messias-vinicius-carvalho-assumir-agu-cgu