Para Janaína Paschoal, não há base para contestação das eleições e manifestantes estão sendo manipulados com interesses eleitoreiros.

ATOS GOLPISTAS

A deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB-SP) reconheceu nesta quinta-feira (10) que não há margem para contestação do resultado das eleições presidenciais e conclamou os apoiadores de Jair Bolsonaro que manifestam contra o resultado das urnas que aceitem a derrota.

Em uma série de mensagens publicadas em seu Twitter, Janaína disse que os bolsonaristas que bloqueiam estradas ou fazem protestos em frente a quartéis generais do Exército estão sendo manipulados com interesses eleitoreiros. A deputada, porém, não nomeou os manipuladores.

“Digo que já passou da hora de os apoiadores do presidente aceitarem o resultado. O que querem? Arrumar um monte de inquérito e processo? Pensem bem! Se tinham alguma esperança de reverter o resultado, ontem ficou claro que isso NÃO ocorrerá! Não se permitam serem usados!”, escreveu.

Em outra publicação, Janaina esclarece que não é a autora de um áudio de convocação para as manifestações atribuído a ela. “No sentido contrário ao tal áudio, tenho pedido às pessoas que tenham calma e voltem para suas casas. Reitero que respeito o direito à manifestação, mas entendo que os manifestantes, infelizmente, vêm sendo instrumentalizados”, afirmou.

Aguardado com expectativa pelos manifestantes, o relatório do Ministério da Defesa não apontou qualquer indício de fraude nas eleições.

Coautora do pedido de impeachment de Dilma Rousseff e professora de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP), Janaína Paschoal se elegeu deputada estadual em 2018 com mais de 2 milhões de votos. A maior votação recebida por um deputado (federal ou estadual) no país.

Em outubro ela tentou um mandato no Senado. Mas acabou ficando apenas na quarta colocação, com 430 mil votos (2% dos votos). Apesar do apoio declarado a Bolsonaro durante todo o seu governo e sua eleição em 2018, Janaína não teve a contrapartida do presidente, que trabalhou para a eleição de Marcos Pontes (PL-SP), que conquistou a única vaga para o Senado em disputa por São Paulo.

AUTORIA

Edson Sardinha

EDSON SARDINHA Diretor de redação. Formado em Jornalismo pela UFG, foi assessor de imprensa do governo de Goiás. É um dos autores da série de reportagens sobre a farra das passagens, vencedora do prêmio Embratel de Jornalismo Investigativo em 2009. Ganhou duas vezes o Prêmio Vladimir Herzog. Está no site desde sua criação, em 2004.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CONGRESSO EM FOCO