O vice-presidente eleito, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), divulgou nesta terça-feira (8), os nomes dos coordenadores do gabinete de transição. Alckmin coordena a transição após a escolha do ex-presidente Lula (PT), que iniciará um novo mandato a partir de 2023.

A coordenação Executiva ficará a cargo do ex-deputado federal Floriano Pesaro (PSB-SP). A Coordenação de Articulação Política será da presidente do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do partido. A coordenação dos Grupos Técnicos ficará a cargo do ex-ministro Aloizio Mercadante, e a coordenação de Organização da Posse será de responsabilidade da futura primeira-dama e socióloga Janja da Silva.

Também foram escolhidos os membros representantes dos partidos na transição, que são os seguintes: o deputado Antônio Brito (BA), pelo PSD; Carlos Siqueira, presidente do partido, pelo PSB; Daniel Tourinho, presidente do partido, pelo Agir; Felipe Espirito Santo, pelo Pros; Gleisi Hoffmann, pelo PT; Guilherme Ítalo, pelo Avante; Jefferson Coriteac, pelo Solidariedade; José Luiz Penna, presidente do partido, pelo PV; Juliano Medeiros, presidente do partido, pelo PSOL; Luciana Santos, presidente do partido, pelo PCdoB; Wesley Diógenes, porta-voz do partido, pela Rede; e o deputado federal Wolney Queiroz (PE), pelo PDT.

Na área econômica, Geraldo Alckmin também confirmou os nomes dos economistas André Lara Resende e Pérsio Arida, conhecidos como “pais do Plano Real”, além Guilherme Mello e Nelson Barbosa. Já na área de desenvolvimento social, Alckmin confirmou os nomes da senadora Simone Tebet (MSB-MS), da ex-ministra Márcia Lopes, da economista Tereza Campello e do deputado estadual do PT em Minas André Quintão. Outros nomes devem ser divulgados nos próximos dias.

Confira todos os grupos técnicos:

O anúncio de Alckmin foi realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde a equipe deve trabalhar. As nomeações serão publicadas na edição desta quarta-feira (9) do Diário Oficial. A equipe deve trabalhar no segundo andar do prédio.

Geraldo Alckmin e o ex-presidente Lula terão gabinetes individuais. Outros 15 gabinetes serão utilizados por outras autoridades. O espaço ainda conta com quatro salas de reuniões e um ambiente de trabalho para o restante da equipe. O espaço cedido à equipe de transição tem cerca de 3 mil metros quadrados.

AUTORIA

Tércio Amaral

TÉRCIO AMARAL Tércio Amaral. Editor. É jornalista formado pela Unicap, com mestrado e doutorado em História (UFPE). Atuou no Diários Associados como repórter e editor de política. Foi coordenador de comunicação no Ministério da Educação e tem passagem por assessoria de comunicação do Congresso Federal.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.