“Há um medo de pressão social muito grande numa falta de explicação sobre por que votariam no Lula”, afirma diretor da Quaest

As pesquisas já começam a projetar uma vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições 2022 – o que pode estimular uma onda de voto útil no ex-presidente. Mas outro fator que também pode elevar as chances de êxito de petista em 2 de outubro. Segundo o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria, Lula será beneficiário do chamado “voto envergonhado”.

“O que as pesquisas fazem é mostrar um retrato do momento para que os eleitores façam uma escolha informada. Os principais institutos perguntam em quem o eleitor votou em 2018”, explica Nunes em entrevista ao UOL News.

Segundo ele, a Quaest – que tem feito pesquisas periódicas sob encomenda da Genial Investimentos – estudou “fenômenos sobre o voto envergonhado” no Brasil. O objetivo era captar tendências em meio a uma disputa tão polarizada entre Lula e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

A conclusão: “O percentual de pessoas que dizem queconhecem alguém que vai votar em Lula é maior que o percentual de pessoas que admitem que vão votar em Lula”. É uma pista do que pode ocorrer nesta reta final das eleições.

Em outras palavras, se há “evidência de votos escondidos”, esses votos não irão para Bolsonaro – mas, sim, para Lula. “Há um medo de pressão social muito grande numa falta de explicação sobre por que votariam no Lula, dado todos os escândalos de corrupção, que são os principais argumentos dos eleitores de Bolsonaro”, conclui Felipe Nunes.

VERMELHO

https://vermelho.org.br/2022/09/20/lula-pode-vencer-no-1o-turno-com-voto-envergonhado-diz-felipe-nunes/