Em encontro na manhã de domingo (11), a ex-ministra e ex-candidata à presidência Marina Silva pediu ao ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto ao Planalto, uma agenda ambiental transversal e mais recursos no Orçamento para recompor órgãos ambientais que sofreram desmonte nos últimos anos.

O documento entregue por Marina, ao qual o blog teve acesso, contém compromissos que ela pede que o candidato à presidência assuma em troca de um apoio formal. Leia aqui o documento.

A chamada agenda ambiental transversal era a pauta central de Marina Silva quando foi ministra do Meio Ambiente de Lula - e que nunca chegou a ser amplamente implementada nos governos do PT.

A campanha de Lula quer o apoio formal de Marina, pelo papel simbólico que ela tem na agenda ambiental dentro e fora do Brasil.

Ela chegou a ser convidada para ser vice na chapa de Fernando Haddad ao governo de São Paulo, mas declinou por preferir concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Um apoio formal de Marina também encerraria um mal estar entre ela e o PT depois da campanha presidencial de 2014, em que Marina foi diretamente atacada em propagandas de Rádio e TV da então candidata Dilma Rousseff. Marina disputou a presidência depois da morte de Eduardo Campos.

No documento, Marina pede ainda que Lula se comprometa em recuperar uma agenda ambiental perdida e com o plano de tornar o Brasil uma liderança no combate às mudanças climáticas e no mercado de carbono.

G1

https://g1.globo.com/economia/blog/ana-flor/post/2022/09/12/para-apoiar-lula-marina-pede-compromissos-ambientais.ghtml