Entendimento é de que a divulgação não fere a LGPD

Por Valor Investe — São Paulo

Os eleitores terão acesso a dados detalhados dos bens declarados pelos candidatos nas eleições deste ano. O Tribunal Superior Eleitoral havia restringido as informações em seu portal, após receber críticas sobre possível violação à proteção de dados pessoais dos candidatos.

O TSE anunciou a decisão hoje, já que o entendimento é de que a divulgação não fere a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Exatamente por conta da LGPD é que o tribunal foi mais cuidadoso ao passar as informações neste ano. Em eleições passadas, ficavam no portal dados como endereços de imóveis e nomes de empresas das quais o candidato é sócio. Neste ano, os dados estão registrados como casa ou quotas e quinhão de capital, por exemplo, segundo a Agência Brasil.

Histórico

Na semana passada o ministro Edson Fachin se manifestou por restringir a divulgação de detalhes sobre os bens. Houve um pedido de vista e hoje o ministro Alexandre de Moraes votou pelo acesso pleno aos documentos, incluindo endereço, nome de empresas e placas de carros, por exemplo.

VALOR INVESTE

https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2022/08/18/eleitor-tera-acesso-a-mais-dados-dos-candidatos-nesta-eleicao-decide-tse.ghtml