LEI DOS JOGOS

Em um possível último esforço para impedir a aprovação do marco legal dos jogos na Câmara, o líder da Frente Parlamentar EvangélicaSóstenes Cavalcante (DEM-RJ), se reúne ao final da tarde desta terça-feira (22) com os demais membros da bancada. O objetivo da reunião é não apenas discutir uma estratégia para impedir a aprovação do projeto em plenário, como também convencer integrantes do grupo que ainda apoiam a proposta.

O líder evangélico trabalha em duas frentes para atrair votos pela rejeição da Lei dos Jogos. Em uma, procura o apoio de deputados católicos e espíritas, cujas instituições de representação já divulgaram notas alegando a postura contrária ao projeto. Em outra, trabalha junto aos ministros do presidente Bolsonaro para que pressionem o líder governista, Ricardo Barros (PP-PR), a orientar a bancada pela rejeição, diferentemente do que fez na votação do requerimento de urgência em 2021, quando liberou os aliados para votar como quisessem.

O principal obstáculo para Sóstenes, no momento, é o próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Membro do mesmo partido de Barros, Lira se posicionou favorável ao projeto em diversos momentos. O líder da bancada evangélica reconhece o direito do presidente se posicionar,  mas considera que “o peso da caneta do presidente da Casa deveria ser um pouco menos parcial”.

A inclusão do projeto na pauta desta semana na Câmara comprometeu fortemente o esforço da bancada em articular sua rejeição.  Arthur Lira havia se comprometido a aguardar a retomada das atividades presenciais, em março, para pautar o projeto. Sóstenes segue defendendo que a votação seja adiada, afirmando que assuntos polêmicos devem ser votados em um momento em que os deputados consigam atuar sem intermédio digital.

AUTORIA

Lucas Neiva

LUCAS NEIVA Repórter. Jornalista formado pelo UniCeub, foi repórter da edição impressa do Jornal de Brasília, onde atuou na editoria de Cidades.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.