Considero evidente que a esmagadora maioria do movimento sindical dos trabalhadores brasileiros é contra o presidente Bolsonaro e sua política.

João Guilherme Vargas Netto*

joao guilherme 696x463O bolsonarismo lançou apenas raízes no movimento organizado dos caminhoneiros, de alguns profissionais com formação universitária, de trabalhadores em segurança privada, madeireiros e garimpeiros. E só!

Mas a imensa maioria oposicionista precisa permanentemente, vindo das lideranças que a representam, de trabalho de esclarecimento, organização e mobilização no enfrentamento cotidiano de seus problemas em busca da unidade de ação.

Sem isto e sem correlato trabalho de formação de plataforma do que precisam, do que querem e de como alcançá-lo, este movimento se manifestará apenas como caudatário de orientação político-partidária.

Para que milhões de trabalhadores e de trabalhadoras de forma consciente, maciça e unitária deem apoio às lutas (inclusive eleitorais) para derrotar o bolsonarismo, o movimento sindical precisa realizar, em abril de 2022, a Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora), como já foi indicado unanimemente pelas direções das centrais sindicais. Esta é a grande tarefa sindical do primeiro semestre de 2022.

Quero ressaltar neste artigo o papel fundamental da atitude de perseverança na luta dos trabalhadores. O movimento sindical é uma instituição relevante e permanente na justa medida de sua perseverança.

Há exemplos históricos a serem citados:

  • a luta mais que decenal pelo 13º salário;

  • a mais longa greve vitoriosa dos metalúrgicos de São Paulo nos anos 60 da ditadura militar;

  • as 10 marchas à Brasília pela política de valorização do salário mínimo; e

  • agora a grande vitória do sindicato dos Comerciários, do Departamento Jurídico da entidade e do presidente Ricardo Patah, que garantiram os salários atrasados e as multas para 58 ex-empregados da falida Mappin, vencendo a morosidade da Justiça após 23 anos.

(*) Membro do corpo técnico do Diap, é consultor de entidades sindicais de trabalhadores

DIAP

https://diap.org.br/index.php/noticias/artigos/90980-tarefa-de-milhoes-e-perseveranca