MOEDA

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicou nesta terça-feira (11) que elevação de preços de commodities e da energia elétrica, aliado a gargalos logísticos mundiais causaram um aumento da inflação fora da meta planejada pela área econômica. Dados revelados pelo IBGE hoje indicam que a inflação de 2021 fechou em 10,06%, acima do limite máximo, que era de 5,25%.

“As pressões sobre os preços de commodities e nas cadeias produtivas globais refletem as mudanças no padrão de consumo causadas pela pandemia, com parcela proporcionalmente maior da demanda direcionada para bens e impulsionada por políticas expansionistas”, escreveu Campos Neto.

Leia a íntegra do comunicado:


De acordo com o IBGE, os preços de commodities alcançaram, no último trimestre de 2021, valores médios 46,2% e 45,3% superiores aos vigentes nos últimos trimestres de 2019 e 2020, respectivamente.

O fraco regime de chuvas no Brasil – indicado em bandeiras tarifárias de valores inéditos – pressionou para cima o custo do insumo. Além disso, indicou o presidente do BC, esgotamentos de estoques de insumos, escassez de semicondutores e aumentos de prazos de entrega e de preços dos fretes internacionais causaram a diminuição da oferta destes bens no país, elevando seus preços.

O câmbio também exerceu forte pressão inflacionária em 2021, mantendo um nível elevado desde o início da pandemia, em 2020. Como estas commodities e itens como o petróleo são cotados em dólar, a valorização da moeda norte-americana forçou para cima os índices de desgaste da moeda brasileira.