A diferença entre a aprovação e a desaprovação avançou para 29 pontos percentuais, na última rodada era de 23 pontos

Pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira (9), aponta que 60% dos brasileiros desaprovam o governo Bolsonaro, ante 56% da última pesquisa realizada há 15 dias.  A diferença entre a aprovação e a desaprovação avançou para 29 pontos percentuais, na última rodada era de 23 pontos. Entre analistas, essa variação é conhecida como “boca de jacaré”, que abre e fecha de acordo com os acontecimentos.

Na avaliação sobre o desempenho do presidente, a pesquisa fez recortes por sexo, idade, região e escolaridade. Eis os destaques:

Sexo – 29% dos homens acham Bolsonaro “ótimo” ou “bom” ; entre as mulheres, taxa é de 17%;

Idade – 35% dos que têm de 16 a 24 anos considera o presidente “regular” ;

Região – 64% do Nordeste dizem que Bolsonaro é “ruim” ou “péssimo”; no Sul, 28% o acham “ótimo” ou “bom” ;

Escolaridade – 27% dos que cursaram até o ensino médio considera o presidente “ótimo” ou “bom” .

Essa pesquisa foi realizada no período de 6 a 8 de dezembro de 2021 pela divisão de estudos estatísticos do Poder360 . Foram 3.000 denominados em 489 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 3.000 identificar que preencham proporcionalmente (conforme aparecer na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de números de telefonesmas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representam de forma fiel o conjunto da população.

Fonte: Poder 360

https://vermelho.org.br/2021/12/09/60-dos-brasileiros-desaprovam-governo-bolsonaro-diz-pesquisa-poderdata/