Por g1

O Índice de Confiança da Construção (ICST), caiu 0,8 ponto em novembro, para 95,3 pontos, a segunda queda consecutiva, segundo informou nesta quinta-feira (25) a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 0,3 ponto, após cinco meses de altas consecutivas.

Segundo a FGV, o recuo da confiança reflete um final de ano com cenário mais desafiador para empresas.

Confiança da construção — Foto: Economia g1

Confiança da construção — Foto: Economia g1

"A atividade perdeu força em novembro, embora ainda predomine a percepção de crescimento. Por outro lado, a alta das taxas de juros, uma inflação mais disseminada e custos crescentes minam as expectativas de continuidade da tendência de melhora dos negócios”, afirmou Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção do FGV IBRE.

Apesar da queda no índice de confiança, o Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) da Construção subiu 1,7 ponto percentual (p.p.), para 77,3%. Os NUCIs de Mão de Obra e de Máquinas e Equipamentos cresceram 1,7 e 1,8 ponto percentual, para 78,6% e 70,1% respectivamente.

Tendência de imóveis mais caros

Segundo a FGV, a alta dos preços dos materiais tornou-se a maior limitação à melhoria dos negócios das empresas da construção.

O componente relativo aos materiais e equipamentos registrou em junho a maior taxa em 12 meses desde 1996. Desse modo, 45,7% das empresas apontam a intenção de elevar seus preços contra 1,9% que sinalizam diminuição.

“Imóveis mais caros e taxas mais altas nos financiamentos serão grandes obstáculos no caminho nas famílias que planejam comprar um imóvel nos próximos meses”, observou Ana Castelo.

G1

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/11/25/confianca-da-construcao-cai-pelo-2o-mes-seguido-em-novembro.ghtml