Enquanto o povo passa fome na fila do osso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, “engorda” os seus rendimentos

por Anderson Pereira

Em bom “economês”, quebrou, faliu a pouca credibilidade que o ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda tinha em alguns setores econômicos. A descoberta de contas milionárias de Guedes no exterior e a sua incompetência no ministério, obrigam o “Chicago Boy” a deixar o governo imediatamente.

Paulo Guedes tem uma offshore – empresa e contas bancárias onde se paga menos impostos – nas Ilhas Virgens. Não é ilegal, porém, funcionários do alto escalão são proibidos de manter aplicações financeiras que possam ser afetadas por políticas governamentais.

Desde que assumiu o ministério da Economia, Guedes pode ter lucrado cerca de R$ 14 milhões com a valorização do dólar. Enquanto o povo passa fome na fila do osso, o ministro “engorda” os seus rendimentos.

A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) pede o afastamento de Guedes e de Roberto Campos Neto – presidente do Banco Central – que também manteve conta no exterior durante o exercício do cargo.

“A divulgação dos documentos do Pandora Papers evidencia outra artimanha dos super-ricos para não pagar impostos como o restante da população brasileira. A revelação da manutenção de offshores por figuras públicas como o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, coloca em xeque a permanência de ambos nos cargos que ocupam”, diz um trecho da nota.

“Possuir offshores em paraísos fiscais representa clara situação de conflito de interesse de duas figuras centrais no comando da política econômica, mesmo não sendo necessariamente crime a propriedade de offshores. Guedes e Campos Neto lucram no exterior com dólar alto enquanto a situação econômica do país se degrada. Com a denúncia tornada pública por vários veículos da imprensa, se guardassem algum vestígio ético, ambos deveriam deixar imediatamente as funções públicas que exercem”, argumenta a Fenafisco.

A política econômica do ministro Paulo Guedes, apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), me faz lembrar da fábula da raposa e o galinheiro.

Em resumo, a história é a seguinte. As galinhas, preocupadas com a sua segurança, elegeram a raposa para protegê-las. Começava, ali, a desgraça de todo o galinheiro. A esperta raposa, fingindo ser protetora, começou a devorar as indefesas galinhas.

Tal como a fábula, o governo Bolsonaro foi eleito com o falso discurso da antipolítica. Desde então, governa apenas para os ricos.

Vermelho

https://vermelho.org.br/2021/10/08/governo-bolsonaro-lucra-com-a-miseria-dos-brasileiros/