É recorrente o discurso de que “a CPI da pandemia não vai dar em nada”, de que “a CPI vai acabar em pizza” ou de que “ninguém será preso”. É um discurso derrotista por parte de alguns grupos de esquerda e negacionista por parte do bolsonarismo.

Leonardo Rossatto*

leonardo rossatoEsses últimos, inclusive, tentam de todas as formas desmoralizar a CPI, o que depõe contra o próprio discurso deles de que “a CPI não vai dar em nada”. Quem tenta obstruir os trabalhos tem medo.

É óbvio que seria melhor para o País se os indiciamentos da CPI seguissem adiante e fossem responsáveis pela punição dos envolvidos nos inúmeros crimes cometidos pelo governo federal na gestão da pandemia, e pessoalmente eu tenho esperança de que isso aconteça.

Mas, independentemente de qualquer indiciamento, a CPI já venceu. A CPI já mudou o País, revelando verdades tão doloridas quanto importantes. E teve inúmeros efeitos práticos que ficarão de legado. Leia:

1) A CPI fez o Brasil se vacinar;

2) A CPI combateu o negacionismo científico;

3) A CPI impediu corrupção na compra de vacinas;

4) A CPI desnudou o macabro nos hospitais da Prevent Senior;

5) O vislumbre de um País mais igual; e

6) A percepção da política.

(*) Cientista social, especialista em políticas públicas, mestre em planejamento e gestão do território, doutorando em ciências do sistema terrestre. Publicado originalmente no saite Nada de Novo no Front

EIS A ÍNTREGA DO ARTIGO. BOA LEITURA!

https://www.diap.org.br/index.php/noticias/artigos/90741-a-cpi-ja-venceu