Segundo Renan Calheiros, documento vai propor o indiciamento de Bolsonaro por crimes comum e de responsabilidade

Com as novas denúncias que chegaram à CPI da Covid-19 no Senado, o relatório final da comissão, previsto para esta semana, será adiado por duas semanas. O relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou nesta segunda-feira (20) que a entrega do texto ficará para o início de outubro.

“Senadores querem novos depoimentos, principalmente com as novidades trazidas sobre a Prevent Senior e a Precisa”, declarou Renan ao Blog do Valdo Cruz (G1). “Então, o meu relatório – que está quase pronto – será apresentado após o último depoimento, em outubro.”

A pedido de seus colegas do G-7 (grupo majoritário da CPI formado por sete senadores independentes e de oposição), Renan já vinha analisando o adiamento da apresentação do relatório final. Segundo ele, o documento vai propor o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro por crimes comum e de responsabilidade.

“Temos de ouvir novamente o ministro (da Saúde) Marcelo Queiroga sobre a suspensão de vacinas para adolescente – o que ele fez foi um escândalo. Temos de ouvir também novos personagens da Precisa, porque está chegando a documentação apreendida”, explica Renan. “Tudo isso vai atrasar um pouco, mas vamos ficar dentro do prazo da prorrogação da CPI.”

O relator da comissão informou que vai propor o indiciamento do presidente Bolsonaro por crime de prevaricação, por não ter determinado a investigação das denúncias dos irmãos Miranda sobre a compra da vacina Covaxin. Trata-se de crime comum – a proposta de indiciamento será encaminhada para a Procuradoria-Geral da República.

“Vamos também propor indiciamento por crime de responsabilidade”, acrescentou o senador. “Neste caso, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados, para que seja anexada ou feito um novo pedido de impeachment do presidente da República.”

Com informações do G1

Disponível em: https://vermelho.org.br/2021/09/20/cpi-da-covid-renan-adia-entrega-do-relatorio-final-para-outubro/