Em artigo publicado nesta quarta-feira (16) no Diário de S.Paulo, Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, defendeu uma política para a indústria nacional para que o país supere a crise econômica. Ele também afirmou que é preciso retomar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), “que estão estagnadas e trazendo prejuízos ao Brasil e aos Brasileiros”.

                                       

  

                                           

“Podemos ter uma política nacional e políticas regionais que utilizem os recursos locais, promovam crescimento aqui e ali, empreguem, gerem oportunidades, diminuam as desigualdades e, juntas, façam o Brasil retomar o seu curso de crescimento e desenvolvimento econômico”, afirmou o dirigente.

Segundo Michel, o Brasil não voltará a crescer ou gerar emprego e renda “suprimindo direitos e benefícios trabalhistas, previdenciários e sociais legítimos, conquistados por meio de muita luta ao longo dos anos, e mantendo privilégios”.

Ele ressaltou que o movimento sindical tem sido propositivo no desafio pela retomada do crescimento. De acordo com ele, estão entre as propostas concretas do movimento sindical para retomar o crescimento estão: O Programa de Renovação da Frota de Veículos, com a possibilidade de gerar mais de 2 milhões de empregos, e o programa do Conteúdo Local, que possibilita às indústrias nacionais produzirem bens de consumo e desenvolver tecnologia. 

Para Miguel “Não tem milagre” sem políticas que “fortaleçam a indústria, invistam em infraestrutura, que gerem empregos, trabalho decente, qualifiquem e requalifiquem os trabalhadores”. 
De acordo com o dirigente, “(O governo) Tem de olhar para a maioria da sua população, que são os (as) trabalhadores 9as) e as pessoas de baixa renda, muitas sem acesso à água, ao saneamento básico, à educação, à moradia”.

                            

Fonte: Vermelho, 17 de agosto de 2017