A antecipação da primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas do INSS injetará R$ 19,8 bilhões na economia nos meses de agosto e setembro. Segundo a Secretaria de Previdência, 29,4 milhões de segurados receberão o benefício a partir do dia 25 de agosto.

A primeira parcela do 13º tradicionalmente é paga em agosto desde 2006, após acordo firmado entre o então presidente Lula e as Centrais Sindicais. A única exceção ocorreu em 2015, quando o ministro da Fazenda Joaquim Levy não incluiu o pagamento na folha de agosto alegando falta de recursos. A ideia era deixar o pagamento para dezembro, mas a pressão do movimento sindical garantiu o pagamento do benefício em setembro.

                       

Resultado de imagem para Economia terá injeção de R$ 19,8 bi com 13º dos aposentados

                            

O pagamento da primeira parcela começará a ser depositado seguindo o calendário de pagamentos dos benefícios previdenciários do mês de agosto, para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Quem ganha acima do mínimo começa a receber a partir de setembro.

A segunda parte do abono será creditada na folha de novembro e o desconto do Imposto de Renda, se for o caso, incidirá somente sobre a segunda parcela da gratificação.

Por lei, os 4,5 milhões segurados que recebem benefícios assistenciais (LOAS), pagos a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, não têm direito ao 13º salário.

Mais informações: www.sindicatodosaposentados.org.br

                              

Fonte: Agência Sindical, 03 de agosto de 2017