O ex-presidente Lula divulgou mensagem afirmando que trocará sua dignidade pela liberdade. Para seu advogado, Cristiano Zanin, o regime semiaberto não pode ser imposto ao ex-presidente.

Na mensagem, escrita por seu próprio punho, Lula afirma: "não descansarei enquanto a verdade e a Justiça não voltarem a prevalecer". O ex-presidente enfatiza: "não troco minha dignidade pela minha liberdade." Leia, mais abaixo, a carta na íntegra. O ex-presidente quer que o Supremo Tribunal Federal (STF) analise seus pedidosbre a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro e dos procuradores da Lava Jato "para que haja Justiça independente e imparcial", diz a mensagem.

A manifestação de Lula é em razão da iniciativa dos procuradores da Operação Lava Jato que pediram a progressão da pena do ex-presidente à Justiça para que a pena seja cumprida em regime semiaberto.

Para Cristiano Zanin, advogado do ex-presidente, Lula não é obrigado a aceitar a progressão para o regime semiaberto. “O ex-presidente Lula hoje reafirmou a sua posição de que não aceita nenhuma barganha em relação a sua liberdade”, disse o advogado nesta segunda-feira (30), em Curitiba, depois de conversar com seu cliete na Superintendêcia a da Polícia Federal."O Estado não pode impor ao jurisdicionado nenhum tipo de condição”, afirmou Zanin.

Para o advogado, a decisão do ex-presidente não representa um descumprimento de determinação judicial. Segundo ele, Lula não aceita qualquer condição imposta pelo Estado porque não reconhece a legitimidade do processo que o condenou.

“O ex-presidente Lula não reconhece a legitimidade do processo e da condenação que foi imposta a ele pelo ex-juiz Sérgio Moro e que depois foi analisada em parte pelas instâncias superiores, a partir de elementos coletados a partir da condução do ex-juiz Sérgio Moro”, afirmou o advogado.

Leia a mensagem de Lula:





 Da redação, com informações do G1