Por G1


O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (14) mudanças na forma de atuar no mercado de câmbio e vai passar a vender dólares à vista das reservas internacionais a partir da próxima quarta-feira (21). A operação será realizada até 29 de agosto.

A autoridade monetária disse também que, de forma simultânea, fará leilões de swaps cambiais reversos, ou seja, venderá contratos em que prevê a recompra desses dólares no futuro.

Essas operações também ocorrerão junto com as operações que vem realizando nos últimos tempos, de leilões de swaps cambiais tradicionais - nesse caso, o BC, ao contrário, compra dólares no mercado futuro.

Os swaps são utilizados como instrumento para proteção para investidores.

BC abre consulta pública sobre fim de monitoramento de parentes de políticos   — Foto: Reprodução/JN

BC abre consulta pública sobre fim de monitoramento de parentes de políticos — Foto: Reprodução/JN

A atuação simultânea tem como objetivo fazer a rolagem de US$ 3,8445 bilhões em swaps cambiais tradicionais que expiram em 1.º de outubro e que ainda não foram rolados pela autoridade monetária.

A venda de dólares à vista não ocorria desde 2009, quando a economia global enfrentava os efeitos da crise financeira internacional. A decisão do BC se dá num momento em que os investidores estão buscando menos proteção futura e mais liquidez diária.

Nesta quarta-feira, a moeda norte-americana subiu 1,76%, a R$ 4,0386 - maior valor desde o final de maio.

"O BC reafirma sua política cambial, baseada no regime de câmbio flutuante e na atuação com vistas ao regular funcionamento do mercado", informou a autoridade monetária por meio de nota.

O volume eventualmente ofertado em dólar à vista e não absorvido pelo mercado será novamente disponibilizado aos agentes financeiros via leilões de swaps cambiais tradicionais "para o complemento da rolagem", conforme informou o Banco Central.

G1