Por G1 SP — São Paulo



Desempregados fazem fila em mutirão de emprego no Vale do Anhangabaú, Centro de São Paulo — Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

Desempregados fazem fila em mutirão de emprego no Vale do Anhangabaú, Centro de São Paulo — Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

Fundação Seade, órgão do governo de São Paulo, decidiu encerrar um acordo de 35 anos com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) para a realização mensal da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) na Região Metropolitana de São Paulo.

O levantamento começou a ser feito mensalmente a partir de 1984, quando a país passava por uma grave crise econômica e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não trazia indicadores específicos para cada estado.

“A atuação conjunta do governo e da sociedade civil – experiência pioneira na produção de dados no país – objetivou garantir a democratização da disseminação das informações e a produção de indicadores mais adequados para analisar a evolução do mercado de trabalho, tendo em vista subsidiar a formulação de políticas públicas ”, afirma o Dieese sobre a criação da PED.

Em comunicado oficial, o Seade afirmou que a PED foi encerrada em julho deste ano devido à reformulação das pesquisas domiciliares realizadas pelo IBGE.

“Em 2012, o IBGE implementou profunda reformulação em seu sistema de estatísticas domiciliares. A PME foi interrompida e a PNAD [Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios] passou a ser contínua, com cobertura territorial mais ampla e divulgação mensal para o Brasil. (...) A reformulação das pesquisas domiciliares do IBGE atenuou as distinções em relação à PED”, diz o texto.

“Na comparação entre PED e PME, as diferenças entre essas taxas indicavam que estavam sendo medidos fenômenos diferentes – ou partes distintas do mesmo fenômeno –, o que justificou por décadas a realização simultânea das duas pesquisas. Já a comparação entre a PED e a nova PNAD mostra que este não é mais o caso. E, considerando que a PNAD Contínua oferece dados para o Estado de São Paulo em intervalos curtos, a manutenção da PED no atual formato – com cobertura apenas da Região Metropolitana – deixa de ser necessária. Por essa razão, em acordo entre a Fundação Seade e o Dieese, o convênio firmado entre as duas instituições para realização da PED, com vigência até maio de 2019, não foi renovado. Assim, as duas instituições acordaram descontinuar a PED-RMSP a partir de julho de 2019”, afirma ainda.

(Leia a íntegra do documento)

G1