A liderança comunista Manuela d'Ávila, colega e amiga pessoal de Jean Wyllys, lamentou o anúncio da renúncia do mandato de deputado federal (Psol-RJ) publicado na imprensa nesta quinta-feira (24). Em postagem em seu perfil nas redes sociais, Manuela declarou ter lido a notícia com "o coração na garganta e os olhos molhados", porém, afirmou ela, ficou feliz que Jean tenha "optado em cuidar de si diante da enxurrada de ameaças que sofre".

Foto: Karla Boughoff
Jean Wyllys no ato de lançamento da pré-candidatura de Manuela d'Ávila à presidência da República, em 2018, em São Paulo.Jean Wyllys no ato de lançamento da pré-candidatura de Manuela d'Ávila à presidência da República, em 2018, em São Paulo.
Leia abaixo a íntegra da publicação:

"Meu querido amigo Jean,

Li sua entrevista para a Folha com o coração na garanta e os olhos molhados. Coração e lágrimas que marcam nossa amizade e militância comum. São anos de uma amizade linda marcada por nossas dores comuns: a dor da solidão em Brasília, a dor da violência das mentiras, do preconceito, do machismo, da homofobia. Da raiva que provocamos com nossa simples existência e luta nos vermes que tomaram a política em nosso país.

Leio essa notícia e me lembro de nossas mensagens recentes. Da felicidade de podermos existir - frações de segundo - sem a quantidade de ódio que projetam sob nos. Difícil explicar a eles porque não suportamos a pretensa segurança dos carros blindados, das escoltas. Eles não sabem como lutamos pela nossa liberdade! Como nossa existência é construída em cada vivência! Não sabem como o menino Jean “apanhou” pra brilhar e para não morrer de fome. Não sabem que, se tivermos que andar com o vidro fechado, sem tomar o vento na cara, já morremos um pouco. E não queremos morrer nada!!!

Você foi meu ombro amigo quando eu decidi voltar pra perto de casa, abrindo mão de Brasília. Eu vivia o meu limite e queria estar perto daquilo que amo. 

Fico feliz que agora você tenha optado por cuidar de si diante da enxurrada de ameaças que sofre. Você, corajoso como sempre, ao decidir abrir mão do mandato e sair do Brasil desnuda por todos nós, meu amigo querido, o terror em que vivemos, o ambiente fascistoide que tomou conta da sociedade brasileira.

Fico Feliz que cuide De sua cabeça e de seu coração. De sua saúde. De sua sanidade. Só assim você brilhará com a intensidade que tem. E sua luz, meu amigo querido, deixa cego aqueles que carregam apenas ódio e preconceito dentro de si.

Te amo. Seguimos juntos.

Dedico a você “Ela e eu”, a música que você cantou lindamente para mim no lançamento de minha candidatura

Há flores de cores concentradas
Ondas queimam rochas com seu sal
Vibrações do sol no pó da estrada
Muita coisa, quase nada
Cataclisma, os carnaval
Há muitos planetas habitados
E o vazio da imensidão do céu
Bem e mal, e boca e mel
E essa voz que Deus me deu
Mas nada é igual a ela e eu
Lágrimas encharcam minha cara
Vivo a força rara dessa dor
Clara como a luz do sol que tudo anima
Como a própria perfeição da rima para amor
Outro homem poderá banhar-se
Na luz que com essa mulher cresceu
Muito momento que nasce
Muito tempo que morreu
Mas nada é igual a ela e eu"



 

Do Portal Vermelho