Economia enfrenta desaceleração em meio a disputa comercial com os Estados Unidos

A China irá lançar uma série de medidas para manter o emprego estável neste ano, informou neste domingo (13) a agência de notícias oficial Xinhua, citando o Ministério de Recursos Humanos do país.

A China lida com o impacto de uma economia em desaceleração em meio a uma disputa comercial prejudicial com os Estados Unidos, seu maior parceiro comercial, e fontes disseram que planeja estabelecer uma meta de crescimento econômico mais baixa de 6% a 6,5% em 2019, comparado com “cerca de” 6,5% em 2018.

A fim de garantir o emprego, o governo chinês reduzirá o ônus sobre as empresas, disseram funcionários do Ministério de Recursos Humanos e Segurança Social, segundo a Xinhua, acrescentando que a pesquisa sobre os planos para reduzir sua taxa de seguro social seria acelerada.

"As empresas com menos ou zero demissões podem recuperar metade do prêmio de seguro-desemprego do ano anterior", disse uma autoridade do ministério, citado pela Xinhua, reiterando uma política que foi sinalizada pelo Conselho de Estado, gabinete da China, em dezembro.

A Xinhua informou que a taxa de desemprego na China foi de 3,8% até o fim de 2018, com 13,61 milhões de novos empregos criados em áreas urbanas no ano passado, um aumento de 100 mil em relação a 2017.

Em comentários publicados no sábado, o primeiro-ministro chinês Li Keqiang disse que os cortes de impostos planejados para pequenas empresas poderiam dar suporte ao emprego e à estabilidade econômica.

Folha de S.Paulo