A expressiva bancada empresarial no Congresso Nacional teve decréscimo na Câmara dos Deputados e pequeno crescimento no Senado Federal. Tomarão posse em fevereiro de 2019, entre novos e reeleitos, 227 congressistas. São 192 deputados e 35 senadores, que representarão a agenda e as demandas do mercado e do capital no Legislativo federal pelos próximos 4 anos. Na legislatura que se encerra, a bancada conta com 251 parlamentares — 221 na Câmara e 30 no Senado.

Mesmo com o decréscimo, a bancada continua expressiva na Câmara, sobretudo considerando o fato de a bancada sindical ter sofrido diminuição em relação à legislatura atual, com 60 representantes — sendo 51 deputados e 9 senadores. E vai ter a partir de fevereiro, apenas 33 na Câmara e 5 no Senado. A bancada sindical, entre outros papéis, faz o contraponto com a agenda empresarial no Congresso.

A identificação da bancada é feita com base nas declarações de bens e de suas atividades profissionais e econômicas. São proprietários de estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviço ou do segmento rural.

Da bancada eleita para a próxima legislatura, 93 deputados foram reconduzidos para novos mandatos e 98 são novatos no Congresso Nacional. No Senado, 5 foram reeleitos19 são novatos e 10 estarão no exercício do mandato até 2023.

Na Legislatura 2011-2014, os representantes patronais contaram com 273 congressistas, sendo 246 deputados e 27 senadores. Esta composição teve semelhanças numéricas comparativamente com a Legislatura 2007-2010, quando a bancada empresarial reunia 219 parlamentares.

Raio X das bancadas na Câmara e no Senado
Na Câmara dos Deputados, da atual bancada, 93 foram reeleitos98 são novos61 não tiveram êxito na reeleição5 disputaram vaga para Assembleia Legislativa21 não foram candidatos20 disputaram o Senado4 1º suplente de senador4 governador e 3 vice.

No Senado Federal, apenas 5 foram reeleitos19 são novatos11 continuam no mandato até 20228 foram derrotados1 disputou e perdeu cadeira na Câmara Federal3 não concorreram e 1 disputou governo estadual e ganhou.

A maldição da Reforma Trabalhista
Os responsáveis pela relatoria da Reforma Trabalhista e, portanto, pela condução das negociações da matéria na Câmara e no Senado, respectivamente, o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) e o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), não foram reeleitos. Em alguma medida pagaram com a não recondução ao Congresso pelas mudanças que impuseram à legislação trabalhista, com reforma que introduziu nas relações de trabalho profundos, extensos e graves retrocessos para a classe trabalhadora brasileira.

Também não foram reeleitos o deputado André Moura (PSC-SE), líder do governo no Congresso, que teve papel relevante nas negociações em torno da matéria; e o senador Romero Jucá (MDB-RR), líder do governo no Senado, e relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça. Ele foi fiador de acordo na Casa que redundou no envio da MP 808/17, que alterava alguns pontos da Lei 13.467/17, mas que caducou no Congresso.

Outro que também não teve êxito no projeto reeleitoral foi o deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS), ministro do Trabalho em 2017, portanto defensor aplicado do projeto, que inclusive se exonerou do cargo para votar favorável à proposição na Câmara.

A agenda do mercado
As reformas de cunho fiscalista e de liquidação de diretos dos trabalhadores continuarão sob o novo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), que a propósito será um governo de continuidade, e o Congresso Nacional escolhido em 2018, cujo perfil é neoliberal do ponto de vista econômico e conservador do ponto de vista moral e dos costumes.

A agenda dos novos Executivo e Legislativo se confunde tal como no governo do presidente Michel Temer (MDB). Tendo aprovado e transformado em norma legal a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17), o mercado teria avançado em torno de 80% de sua agenda no Congresso. Mas as “reformas” não irão cessar na próxima legislatura (2019-2022). Pelo contrário. Deverão ser aprofundar!

Pagamento em comida
Ainda na esteira das reformas, outros projetos de lei chamam atenção pelo avanço sobre direitos básicos do trabalhador rural, por exemplo. O principal deles é o PL 6.442/16, do deputado não reeleito Nilson Leitão (PSDB-MT), que prevê a possibilidade de pagamento dos trabalhadores rurais mediante “remuneração de qualquer espécie”, o que pode incluir alimentação e moradia.

Este polêmico projeto só não foi incluído na Reforma Trabalhista porque o governo ficou temeroso em "contaminuar" o projeto e, então, comprometer sua aprovação. A matéria em questão foi distribuída às comissões de Agricultura, dominada como sempre pela bancada ruralista, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, de Seguridade Social e Família, de Finanças e Tributação, e, finalmente, de Constituição e Justiça.

Dentre as mudanças propostas, todas específicas para os trabalhadores rurais, está ainda o aumento da jornada para 12 horas “por motivo de força maior”. Após repercussão negativa na imprensa e nas redes sociais, Leitão, um dos líderes da bancada ruralista, disse que vai alterar o projeto. A simples proposição de uma lei autorizando pagamento em alimentação e moradia, porém, é um indicativo de o quanto a bancada ruralista está disposta a avançar nos questionamentos às leis trabalhistas.

Servidores públicos
Há 2 proposições em tramitação na Câmara e no Senado sobre demissão por insuficiência de desempenho. O que está em tramitação na Câmara, de autoria do presidente FHC (PLP 248/98), está pronto para votação em plenário.

Leia mais:
Senadora sergipana quer extinguir estabilidade dos servidores

E há ainda o da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), PLS 116/17 – Complementar, que quer regulamentar o artigo 41, parágrafo 1º, inciso III, da Constituição Federal, para dispor sobre a perda do cargo público por insuficiência de desempenho do servidor público estável.

Este já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça. E ainda vai ser examinado pelas comissões de Assuntos Sociais (CAS), de Diretos Humanos e Legislação Participativa (CDH), de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). Há requerimento para que seja também examinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Baixas significativas na Câmara
Houve baixas significativas na bancada. Pelo estado do Amazonas não retornam à Casa os deputados Alfredo Nascimento (PR), que foi ministro dos Transportes de Lula e Dilma, e Pauderney Avelino (DEM), experiente e hábil parlamentar, que conclui seu 6º mandato.

Na Bahia, ficaram no meio do caminho os deputados Benito Gama (PTB), Jose Carlos Aleluia (DEM) e Lúcio Vieira Lima (MDB). No Goiás, não voltam à Câmara nomes expressivos como Alexandre Baldy (Pode), atual ministro das Cidades, e Daniel Vilela (MDB), que disputou e perdeu a eleição para o governo do estado. Ele presidiu a Comissão Especial da Reforma Trabalhista. Também não retornarão em 2019: Jovair Arantes (PTB), que presidiu a Comissão Especial do Impeachment, da ex-presidente Dilma Rousseff, e Roberto Balestra (PP), que está no exercício do 8º mandato. No Paraná, a crise política dragou o experiente Luiz Carlos Hauly (PSDB), que encerra seu 7º mandato.

Pelo estado de Pernambuco não voltam ao Legislativo os deputados Bruno Araújo (PSDB), Mendonça Filho (DEM) e Silvio Costa (PSC), que disputaram o Senado. O povo do Rio Grande do Norte desta vez não permitiu a volta de Betinho Segundo (PP), da oligarquia Rosado Maia. Em Santa Catarina, dos 10 membros da bancada, apenas o deputado Celso Maldaner (MDB) renovou o mandato.

Nomes de peso de São Paulo não voltam: Beto Mansur (PRB), Jorge Tadeu Mudalen (DEM), Milton Monti (PR), Nelson Marquezelli (PTB), Ricardo Tripoli (PSDB) e Silvio Torres (PSDB).

Baixas significativas no Senado
A renovação no Senado foi extensa e expressiva. Dos 12 membros da bancada, cujo mandato se encerra em 2019 e que tentaram nova chance, apenas 5 tiveram êxito: 1) Sérgio Petecão (PSD-AC), 2) Renan Calheiros (MDB-AL), 3) Eduardo Braga (MDB-AM), 4) Jader Barbalho (MDB-PA) e 5) Ciro Nogueira (PP-PI).

Não foram reeleitos: 1) Jorge Viana (PT-AC), 2) Eunício Oliveira (MDB-CE), atual presidente do Senado e do Congresso, 3) Ricardo Ferraço (PSDB-ES), relator da Reforma Trabalhista nas comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Assuntos Econômicos (CAE), 4) Wilder Morais (DEM-GO), 5) Edison Lobão (MDB-MA), 6) Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e 7) Ataídes Oliveira (Pros-TO).

Não foram candidatos: 1) Zezé Perrella (PTB-MG), 2) Blairo Maggi (PR-MT), Raimundo Lira (MDB-PB) e 3) Ivo Cassol (PP-RO).

Outros cargos: o senador Gladson Cameli (PP-AC), cujo mandato era até 2022, foi eleito em 1º turno governador de estado. E o senador José Agripino (DEM-RN) tentou trocar o Senado pela Câmara, mas não se elegeu.

Representação partidária
Do ponto de vista da representação partidária, dos 32 partidos com assento no Congresso, 24 legendas na Câmara dos Deputados têm representantes na maior bancada informal do Legislativo federal.

O MDB e o PP são os partidos com mais membros na bancada, 23 e 22, respectivamente. Seguido pelo PSD, com 19. Depois vem o PSL, com 18; o PR, com 16; o DEM, com 14; o PSB e o PSDB, com 11 cada; o PDT, com 9; o PRB, com 8; o Pode, com 7; o SD, com 5; o PTB, o Patri e o Novo, com 4 cada; o Avante, o PSC e o PPS têm 3 cada; o PMN, o Pros, PRP, o PT e o PTC têm 1 cada.

No Senado, a pulverização partidária não é diferente da Câmara. 22 siglas têm assento na Casa, desses, 13 estão representadas na bancada. O MDB tem 7; PSDB, PSD e DEM cada qual têm 4; PP e Pode têm 3 cada; PDT, PR e PTB têm 2 cada; e Pros, PPS, PHS e SD têm 1 cada.

MEMBROS DA BANCADA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

PARLAMENTAR

PARTIDO

UF

MANDATOS

VOTAÇÃO

IDADE

SITUAÇÃO

PROFISSÃO

Mara Rocha

PSDB

AC

40.047

45

Nova

Empresária

Arthur Lira

PP

AL

143.858

49

Reeleito

Agropecuarista, Bacharel em Direito e Empresário

Isnaldo Bulhões

MDB

AL

71.847

42

Novo

Empresário e Advogado

JHC

PSB

AL

178.645

31

Reeleito

Empresário

Severino Pessôa

PRB

AL

70.413

48

Novo

Empresário e Comerciante

Bosco Saraiva

SD

AM

55.477

59

Novo

Empresário

Silas Câmara

PRB

AM

117.181

56

Reeleito

Empresário

Aline Gurgel

PRB

AP

16.519

38

Nova

Advogada

Vinícius Gurgel

PR

AP

18.818

40

Reeleito

Empresário e Contador

Adolfo Viana

PSDB

BA

102.603

37

Novo

Estudante e Empresário

Arthur Maia

DEM

BA

88.908

54

Reeleito

Advogado

Bacelar

PODE

BA

149.274

61

Reeleito

Empresário e Bacharel em Administração

Cláudio Cajado

PP

BA

104.322

55

Reeleito

Advogado

Félix Mendonça Júnior

PDT

BA

91.913

55

Reeleito

Administrador de Empresas

João Bacelar

PR

BA

84.684

46

Reeleito

Empresário e Engenheiro Civil

João Roma

PRB

BA

84.455

46

Novo

Bacharel em Direito e Empresário

José Nunes

PSD

BA

99.535

68

Reeleito

Empresário

José Rocha

PR

BA

84.016

70

Reeleito

Empresário e Médico

Leur Lomanto Jr

DEM

BA

82.110

42

Novo

Bacharel em Turismo e Hotelaria

Marcelo Nilo

PSB

BA

115.277

63

Novo

Engenheiro Civil e Empresário

Otto Alencar Filho

PSD

BA

185.428

41

Novo

Administrador e Empresário

Ronaldo Carletto

PP

BA

118.097

58

Reeleito

Empresário

Sérgio Brito

PSD

BA

105.427

57

Reeleito

Empresário, Servidor Público e Administrador de Empresas

AJ Albuquerque

PP

CE

132.319

35

Novo

Empresário

Eduardo Bismarck

PDT

CE

87.009

37

Novo

Advogado e Empresário

Genecias Noronha

SD

CE

113.515

55

Reeleito

Empresário

Heitor Freire

PSL

CE

97.201

37

Novo

Administrador e Empresário

Junior Mano

Patri

CE

67.917

33

Novo

Empresário

Moses Rodrigues

MDB

CE

128.526

40

Reeleito

Empresário e guarda municipal

Pedro Bezerra

PTB

CE

119.030

38

Novo

Sociólogo e Empresário

Robério Monteiro

PDT

CE

131.275

48

Novo

Empresário

Flavia Arruda

PR

DF

121.340

38

Nova

Empresária e professora

Luis Miranda

DEM

DF

65.107

48

Novo

Empresário

Paula Belmonte

PPS

DF

46.069

45

Nova

Empresária

Amaro Neto

PRB

ES

181.813

42

Novo

Apresentador de TV e Empresário

Dra. Soraya Manato

PSL

ES

57.741

57

Nova

Médica e Empresária

Felipe Rigoni

PSB

ES

84.405

27

Novo

Engenheiro e Empresário

Foletto

PSB

ES

55.957

62

Reeleito

Empresário e Médico

Lauriete

PR

ES

51.983

48

Nova

Empresária e Música

Célio Silveira

PSDB

GO

70.663

59

Reeleito

Médico e Empresário

Glaustin da Fokus

PSC

GO

100.437

45

Novo

Empresário

José Nelto

Pode

GO

61.809

58

Novo

Empresário e Advogado

Magda Mofatto

PR

GO

88.894

70

Reeleita

Empresária

Professor Alcides

PP

GO

88.545

65

Novo

Empresário

Edilazio

PSD

MA

106.576

37

Novo

Advogado  e Empresário

Gil Cutrim

PDT

MA

72.038

39

Novo

Advogado e Empresário

Josimar Maranhãozinho

PR

MA

195.768

42

Novo

Empresário

Junior Lourenço

PR

MA

117.033

40

Novo

Empresário

Junior Marreca Filho

Patri

MA

79.674

26

Novo

Advogado e Empresário

Aécio Neves

PSDB

MG

106.702

58

Novo

Economista e Empresário

Bilac Pinto

DEM

MG

87.683

55

Reeleito

Advogado e Empresário

Diego Andrade

PSD

MG

105.803

41

Reeleito

Administrador de Empresas e  Empresário

Dimas Fabiano

PP

MG

74.223

45

Reeleito

Bacharel em Direito e Empresário

Domingos Sávio

PSDB

MG

80.990

61

Reeleito

Médico Veterinário e  Empresário

Dr. Frederico

Patri

MG

60.950

41

Novo

Bombeiro Militar e Empresário

Dr. Mario Heringer

PDT

MG

89.046

64

Reeleito

Médico

Emidinho Madeira

PSB

MG

103.533

51

Novo

Produtor Rural e Empresário

Euclydes Pettersen

PSC

MG

65.316

34

Novo

Comerciante e Empresário

Fábio Ramalho

MDB

MG

63.149

57

Reeleito

Empresário

Franco Cartafina

PHS

MG

53.390

32

Novo

Empresário

Fred Costa

Patri

MG

87.446

41

Novo

Advogado e Empresário

Greyce Elias

Avante

MG

37.620

37

Nova

Advogada e Empresária

Hercílio Coelho Diniz

MDB

MG

120.489

55

Novo

Empresário

Igor Timo

Pode

MG

60.509

36

Novo

Empresário

Lucas Gonzalez

Novo

MG

64.022

30

Novo

Empresário e Advogado

Luis Tibé

Avante

MG

50.474

47

Reeleito

Empresário

Marcelo Álvaro Antônio

PSL

MG

230.008

44

Reeleito

Empresário

Marcelo Aro

PHS

MG

107.219

31

Reeleito

Jornalista

Mauro Lopes

MDB

MG

58.243

82

Reeleito

Empresário e Bacharel em Direito (Policial Rodoviário Federal aposentado)

Misael Varella

PSD

MG

128.537

59

Reeleito

Empresário

Newton Cardoso Jr

MDB

MG

69.900

39

Reeleito

Empresário

Pinheirinho

PP

MG

98.404

27

Novo

Empresário

Rodrigo de Castro

PSDB

MG

131.120

47

Reeleito

Advogado, Administrador de Empresas e Empresário

Zé Vitor

PMN

MG

32.833

34

Novo

Engenheiro e Empresário

Beto Pereira

PSDB

MS

80.500

41

Novo

Bacharel em Direto e empresário

Dr. Luis Ovando

PSL

MS

50.376

34

Novo

Médico e Empresário

Rose Modesto

PSDB

MS

120.901

40

Nova

Servidor Público Estadual

Tereza Cristina

DEM

MS

75.068

64

Reeleita

Engenheira Agrônoma e Empresária

Carlos Bezerra

MDB

MT

59.155

77

Reeleito

Industrial, Advogado, Professor e Empresário

Dr. Leonardo

SD

MT

52.335

40

Novo

Médico e Empresário

Emanuelzinho

PTB

MT

76.781

23

Novo

Empresário

Juarez Costa

MDB

MT

49.912

58

Novo

Empresário

Neri Geller

PP

MT

73.072

50

Novo

Empresário

Cássio Andrade

PSB

PA

130.768

37

Novo

Advogado e Empresário

Cristiano Vale

PR

PA

176.812

48

Novo

Pecuarista e Empresário

Eduardo Costa

PTB

PA

75.346

50

Novo

Médico e Empresário

Elcione Barbalho

MDB

PA

165.202

74

Reeleita

Empresária

Júnior Ferrari

PSD

PA

146.678

51

Novo

Advogado e Empresário

Priante

MDB

PA

154.647

55

Reeleito

Empresário

Aguinaldo Ribeiro

PP

PB

120.220

49

Reeleito

Empresário

Dr. Damião

PDT

PB

100.876

66

Reeleito

Empresário, Médico e Radialista

Gervasio Maia

PSB

PB

146.860

43

Novo

Advogado e Empresário

Julian Lemos

PSL

PB

71.899

42

Novo

Empresário

Wellington Roberto

PR

PB

107.465

59

Reeleito

Empresário

André de Paula

PSD

PE

118.641

57

Reeleito

Advogado e Empresário

Daniel Coelho

PPS

PE

97.745

40

Reeleito

Empresário

Eduardo da Fonte

PP

PE

113.640

46

Reeleito

Empresário

Felipe Carreras

PSB

PE

114.268

43

Reeleito

Empresário

Fernando Filho

DEM

PE

92.188

34

Reeleito

Administrador de Empresas e Empresário

Fernando Monteiro

PP

PE

82.071

42

Novo

Empresário

Gonzaga Patriota

PSB

PE

80.498

72

Reeleito

Empresário

Luciano Bivar

PSL

PE

117.943

74

Novo

Empresário

Ricardo Teobaldo

PODE

PE

73.551

53

Reeleito

Empresário

Wolney Queiroz

PDT

PE

82.592

46

Reeleito

Empresário

Átila Lira

PSB

PI

54.095

71

Reeleito

Empresário

Dra. Marina

PTC

PI

70.828

38

Nova

Médica e Empresária

Iracema Portella

PP

PI

96.277

52

Reeleita

Empresária

Júlio César

PSD

PI

110.804

70

Reeleito

Empresário, Professor, Advogado e Produtor Rural

Christiane de Souza Yared

PR

PR

107.636

58

Reeleita

Empresária e Pastora

Giacobo

PR

PR

111.384

48

Reeleito

Empresário

Luiz Nishimori

PR

PR

73.334

69

Reeleito

Agricultor, Comerciante e Empresário

Luizão Goulart

PRB

PR

141.730

56

Novo

Empresário

Ricardo Barros

PP

PR

80.025

59

Reeleito

Engenheiro Civil e Empresário

Sandro Alex

PSD

PR

124.512

46

Reeleito

Empresário e Advogado

Schiavinato

PP

PR

75.540

64

Novo

Engenheiro e Empresário

Sérgio Souza

MDB

PR

94.077

47

Reeleito

Advogado e Empresário

Toninho Wandscheer

PROS

PR

72.475

68

Reeleito

Empresário - Imobiliário

Vermelho

PSD

PR

70.001

59

Novo

Advogado e Empresário

Zeca Dirceu

PT

PR

77.306

40

Reeleito

Empresário

Altineu Cortes

PR

RJ

55.367

50

Reeleito

Produtor Agropecuário e Empresário

Aureo

SD

RJ

68.414

39

Reeleito

Empresário

Chiquinho Brazão

Avante

RJ

25.817

56

Novo

Empresário/comerciante

Chris Tonietto

PSL

RJ

38.525

27

Nova

Advogada e Empresária

Daniela do Waguinho

MDB

RJ

136.286

42

Nova

Professora

Dr. Luizinho

PP

RJ

103.745

45

Novo

Médico e Empresário

Gelson Azevedo

PHS

RJ

28.216

53

Novo

Empresário

Gutemberg Reis

MDB

RJ

54.573

39

Novo

Empresário

Hugo Leal

PSD

RJ

63.561

56

Reeleito

Empresário e Advogado

Juninho do Pneu

DEM

RJ

45.087

42

Novo

Empresário

Lourival Gomes

PSL

RJ

41.307

63

Novo

Empresário

Luiz Lima

PSL

RJ

115.119

41

Novo

Empresário

Márcio Labre

PSL

RJ

46.934

44

Novo

Empresário

Vinícius Farah

MDB

RJ

57.707

53

Novo

Empresário

Wladimir Garotinho

PRP

RJ

39.398

33

Novo

Empresário

Fábio Faria

PSD

RN

70.350

41

Reeleito

Empresário

Walter Alves

MDB

RN

79.333

38

Reeleito

Empresário

Expedito Netto

PSD

RO

39.953

30

Reeleito

Empresário

Jaqueline Cassol

PP

RO

34.193

44

Nova

Advogada e Empresária

Léo Moraes

Pode

RO

69.565

34

Novo

Empresário

Lucio Mosquini

MDB

RO

38.630

49

Reeleito

Empresário e Engenheiro Eletricista

Haroldo Cathedral

PSD

RR

14.751

65

Novo

Empresário da Educação

Johnathan de Jesus

PRB

RR

13.429

35

Reeleito

Empresário

Afonso Hamm

PP

RS

100.018

56

Reeleito

Engenheiro Agrônomo e Empresário

Afonso Motta

PDT

RS

65.712

68

Reeleito

Advogado e Empresário

Alceu Moreira

MDB

RS

100.341

64

Reeleito

Comerciante

Bibo Nunes

PSL

RS

91.664

61

Novo

Jornalista,  Apresentador de TV e Empresário

Covatti Filho

PP

RS

102.063

31

Reeleito

Radialista, Empresário e Engenheiro Eletrônico

Danrlei de Deus Goleiro

PSD

RS

102.662

45

Reeleito

Empresário e Atleta Profissional de Futebol

Giovani Feltes

MDB

RS

93.088

61

Reeleito

Empresário

Marlon Santos

PDT

RS

116.483

43

Novo

Escritor e Empresário

Maurício Dziedricki

PTB

RS

83.617

39

Novo

Advogado e Empresário

Nereu Crispin

PSL

RS

32.200

55

Novo

Empresário

Onyx Lorenzoni

DEM

RS

183.518

64

Reeleito

Empresário e Médico Veterinário

Pedro Westphalen

PP

RS

97.163

68

Novo

Médico e Advogado

Carlos Chiodini

MDB

SC

97.613

36

Novo

Empresário

Caroline de Toni

PSL

SC

109.363

32

Nova

Advogada e Empresária

Celso Maldaner

MDB

SC

80.086

65

Reeleito

Economista e Empresário

Daniel Freitas

PSL

SC

142.571

36

Novo

Empresário

Fábio Schiochet

PSL

SC

87.345

30

Novo

Empresário

Gilson Marques

Novo

SC

27.443

37

Novo

Advogado e Empresário

Ricardo Guidi

PSD

SC

61.830

41

Novo

Empresário

Rodrigo Coelho

PSB

SC

43.314

38

Novo

Advogado e Empresário

Fábio Mitidieri

PSD

SE

102.899

41

Reeleito

Empresário

Fabio Reis

MDB

SE

64.879

41

Reeleito

Empresário

Laércio Oliveira

PP

SE

68.014

59

Reeleito

Empresário e Administrador de Empresas

Adriana Ventura

NOVO

SP

64.341

49

Nova

Administradora e Empresária

Alex Manente

PPS

SP

127.366

39

Reeleito

Empresário

Alexandre Leite

DEM

SP

116.416

29

Reeleito

Empresário

Alexis

NOVO

SP

45.298

51

Novo

Empresário

Baleia Rossi

MDB

SP

214.042

46

Reeleito

Empresário 

Celso Russomano

PRB

SP

521.728

62

Reeleito

Bacharel em Direito,  Jornalista e Empresário

David Soares

DEM

SP

99.865

45

Novo

Advogado e Empresário

Eduardo Cury

PSDB

SP

94.282

55

Reeleito

Empresário

Eli Corrêa Filho

DEM

SP

92.257

42

Reeleito

Empresário e Radialista

Geninho Zuliani

DEM

SP

89.378

42

Novo

Administrador e Empresário

Guiga Peixoto

PSL

SP

31.718

57

Novo

Administradora e Empresária

Guilherme Mussi

PP

SP

134.301

36

Reeleito

Empresário e Administrador de Empresas

Herculano Passos

MDB

SP

49.653

62

Reeleito

Empresário

Junior Bozzella

PSL

SP

78.712

38

Novo

Empresário

Luiz Philippe O. Bragança

PSL

SP

118.457

49

Novo

Empresário

Marcio Alvino

PR

SP

135.844

49

Reeleito

Administrador e Empresário

Marco Bertaiolli

PSD

SP

137.628

50

Novo

Administrador e Empresário

Pr. Marco Feliciano

PODE

SP

239.784

46

Reeleito

Conferencista, Empresário e Pastor Evangélico

Renata Abreu

PODE

SP

161.239

36

Reeleita

Empresária e Advogada

Ricardo Izar

PP

SP

121.869

50

Reeleito

Economista e Empresário

Vanderlei Macris

PSDB

SP

102.708

68

Reeleito

Advogado e Microempresário

Vitor Lippi

PSDB

SP

120.529

59

Reeleito

Médico e Empresário

Carlos Henrique Gaguim

DEM

TO

48.012

57

Reeleito

Empresário

Osires Damaso

PSC

TO

58.726

55

Novo

Empresário

Professora Dorinha Seabra Rezende

DEM

TO

48.008

54

Reeleita

Empresária e Professora Universitária

Tiago Dimas

SD

TO

71.842

30

Novo

Empresário

Vicentinho Junior

PR

TO

49.868

33

Reeleito

Empresário e Pecuarista

MEMBROS DA BANCADA NO SENADO FEDERAL

CANDIDATO

UF

PARTIDO

MANDATO

REELEIÇÃO/NOVO

PROFISSÃO

Sérgio Petecão

AC

PSD

2019-2028

Reeleito

Empresário e Técnico em Contabilidade

Fernando Collor

AL

PTB

2015-2022

Atual

Empresário, Economista e Jornalista

Renan Calheiros

AL

MDB

2019-2027

Reeleito

Empresário, Advogado e Produtor Rural

Eduardo Braga

AM

MDB

2019-2026

Reeleito

Engenheiro e Empresário

Plinio Valerio

AM

PSDB

2019-2026

Novo

Empresário

Angelo Coronel

BA

PSD

2019-2026

Novo

Empresário

Eduardo Girão

CE

PROS

2019-2026

Novo

Empresário

Tasso Jereissati

CE

PSDB

2015-2022

Atual

Empresário

Izalci

DF

PSDB

2019-2026

Novo

Empresário

Marcos do Val

ES

PPS

2019-2026

Novo

Empresário

Vanderlan

GO

PP

2019-2026

Novo

Empresário

Jornalista Carlos Viana

MG

PHS

2019-2026

Novo

Empresário

Rodrigo Pacheco

MG

DEM

2019-2026

Novo

Empresário e Advogado

Nelsinho Trad

MS

PTB

2019-2026

Novo

Empresário

Jayme Campos

MT

DEM

2019-2026

Novo

Empresário

Wellington Fagundes

MT

PR

2015-2022

Atual

Empresário e Médico Veterinário

Jader Barbalho

PA

MDB

2019-2026

Reeleito

Empresário e Advogado

José Maranhão

PB

MDB

2015-2022

Atual

Empresário

Fernando Bezerra Coelho

PE

MDB

2015-2022

Atual

Administrador e Empresário

Ciro Nogueira

PI

PP

2019-2026

Reeleito

Advogado e Empresário

Marcelo Castro

PI

MDB

2019-2026

Novo

Empresário

Alvaro Dias

PR

PODE

2015-2022

Atual

Agricultor, Radialista, Professor e Empresário

Professor Oriovisto Guimaraes

PR

PODE

2019-2026

Novo

Empresário

Arolde de Oliveira

RJ

PSD

2019-2026

Novo

Empresário, Engenheiro, Economista e Professor

Romário

RJ

PODE

2015-2022

Atual

Empresário

Acir Gurgacz

RO

PDT

2015-2022

Atual

Empresário

Chico Rodrigues

RR

DEM

2019-2026

Novo

Empresário

Luis Carlos Heinze

RS

PP

2019-2026

Novo

Empresário

Dário Berger

SC

MDB

2015-2022

Atual

Administrador e Empresário

Jorginho Mello

SC

PR

2019-2026

Novo

Empresário

Maria do Carmo Alves

SE

DEM

2015-2022

Atual

Advogado e Empresária

Mara Gabrilli

SP

PSDB

2019-2026

Nova

Empresária, Publicitária e Pscóloga

Eduardo Gomes

TO

SD

2019-2026

Novo

Empresário

Irajá

TO

PSD

2019-2026

Novo

Empresário

Kátia Abreu

TO

PDT

2015-2022

Atual

Empresária Rural e Psicóloga