'Escândalo imenso' de manipulação eleitoral 'põe em dúvida' estratégia contra notícia falsa, diz BuzzFeed

O Facebook havia convocado toda a cobertura do Vale do Silício. Saíram relatos simultâneos em canais como CNN e CNBC e sites de tecnologia como Wired e Verge. No Wall Street Journal, na Bloomberg, no britânico Guardian, no indiano Hindustan Times.

Nos enunciados, "Dentro da 'sala de guerra' do Facebook" e até mesmo "Facebook 'encantado' com resposta do 'war room' à eleição do Brasil". Nos vídeos e fotos, bandeirinhas e mapas do Brasil e dos EUA. Nos textos, a informação de que o WhatsApp, que é do Facebook, é parte do esforço de "guerra".

Porém, no destaque do BuzzFeed (acima), com reportagem de seu vice global de jornalismo, Ryan Broderick, "No momento em que o Facebook mostra a sua 'sala de guerra eleitoral', um imenso escândalo do WhatsApp atinge o Brasil". Abrindo o texto:

"O maior jornal do Brasil, Folha, publicou uma reportagem bombástica na quinta, de que empresas de marketing vêm comprando pacotes de números de telefone e usando para fazer propaganda anti-esquerdista em massa aos eleitores no WhatsApp. A reportagem saiu no mesmo dia em que o novo CEO do WhatsApp, Chris Daniels, publicou artigo na Folha, dizendo: 'Temos a responsabilidade de amplificar o bom e mitigar o mau'.

"Quinta de manhã também parece ter sido o momento em que o Facebook liberou a publicação de reportagens de acesso, de sua 'sala de guerra'. O momento do embargo — o acordo para publicar notícias fornecidas por uma fonte ao mesmo tempo—, a investigação da Folha e o artigo de Daniels põem em dúvida exatamente como o Facebook pretende monitorar notícias falsas e desinformação hiperpartidária, especialmente num país dominado pelo WhatsApp como o Brasil."

Entrando pela noite, jornais como os britânicos Guardian e Telegraph, o francês Le Figaro, o espanhol El País, o argentino Clarín e os americanos Washington Post, com AP, e New York Times, com Reuters, noticiaram os disparos eleitorais no WhatsApp brasileiro.

Entrando pela noite, jornais como os britânicos Guardian e Telegraph, o francês Le Figaro, o espanhol El País, o argentino Clarín e os americanos Washington Post, com AP, e New York Times, com Reuters, noticiaram a "indústria de mentiras" no WhatsApp brasileiro.

Acréscimo às 23h50:

PARA A GLOBO

Jornal Nacional noticiou diluindo a informação em meio aos “vários compromissos” de Fernando Haddad no dia, por exemplo, uma entrevista à rádio Tupi do Rio, quando falou que “tem muita obra parada”.

O JN registrou então que seu partido entrou com ação contra o “suposto esquema” baseado “em reportagem do jornal Folha de S.Paulo, segundo a qual empresários pagaram pelo impulsionamento em massa de mensagens contra o PT”. Ouviu Haddad e o presidente do PSL.

PARA A RECORD

Jornal da Record noticiou o “suposto uso indevido” reproduzindo fala de Haddad e entrevistando Jair Bolsonaro, que disse que não sabia: “Se porventura alguém estiver fazendo trabalho nesse sentido, peço para não fazer”.

A segunda parte do registro foi para um acréscimo de que “o PT é suspeito de desrespeitar a legislação eleitoral” por um caso publicado “em agosto” e que, enfatizou o telejornal, “ficou conhecido como mensalinho do Twitter”.

Nelson de Sá

Jornalista, foi editor da Ilustrada.

Fonte: Folha de S.Paulo, 22 de outubro de 2018.